Quixadá zera o número de casos ativos de COVID-19 pela primeira vez após dois anos de pandemia

- por
  • Compartilhe:

Lockdown, restrição das atividades econômicas, trabalhos em home office, funcionamento de serviços apenas essenciais. Quixadá já viveu isso há algum tempo e quem presenciou aquele momento, até pensou que um dia ele fosse ser impossível de passar. Mas passou, e nesta quarta-feira (9) o município zerou a marca de pacientes ativos com o coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde através do setor de epidemiologia.

É a primeira vez desde o início da pandemia que o número de pacientes ativos sem o vírus é zerado. Em outros momentos os números de internações e de pacientes em isolamento domiciliar, já havia chegado a marca zero.

Não ter nenhum caso ativo significa que, atualmente, ninguém em Quixadá está com o vírus em atividade. São pessoas que contraíram o Covid-19 em algum momento, mas cumpriram o isolamento domiciliar e estão curadas. É como se a população estivesse sem transmitir o vírus após a adoção das medidas sanitárias, e com isso o vírus vai perdendo sua força de contágio.

O dado traz um grande significado para a população quixadaense: quem presenciou os delicados tempos sombrios do auge da segunda onda da pandemia, viu amigos e parentes tendo suas vidas interrompidas pelo vírus. Era um período tão extremo que muitos chegaram a pensar que dificilmente aquele momento iria passar.

Hoje, ao ver os casos ativos zerados, Quixadá mostra que um trabalho conjunto e responsável da Saúde, quando colocado em prática com a ajuda e a colaboração da população, tem a garantia de resultados. O último boletim ainda detalha que existem 52 casos suspeitos, que aguardam o resultado dos exames, mas seja como for, chegar até aqui, passar por tudo o que o município passou, e zerar o número de pacientes com o vírus, é uma grande vitória.

É preciso ainda abrir um parêntese para destacar uma questão importantíssima: a vacinação. Com a chegada de novas doses em ritmo mais acelerado e a adesão cada vez em maior parte pela população, o trabalho de imunização tornou Quixadá um ambiente favorável ao combate do vírus. Imunizados, a Covid-19 não tinha como se espalhar, suas novas vítimas estavam protegidas e a população seguia usando máscaras.

Por fim cabe destacar que esse resultado reflete um recado sempre repassado desde os primeiros dias difíceis de pandemia: a população precisa fazer sua parte. Foi graças a um pensamento mais respeitoso às determinações de segurança sanitária, que hoje estamos em um cenário mais confortável. A pandemia ainda não acabou, caso as pessoas voltem a praticar hábitos de risco, esse resultado pode ser revertido. Mas se continuarmos nesse ritmo, é possível enxergar um novo tempo bem ali.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.