Programa “Campos da Esperança” beneficia centenas de agricultores na zona rural de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Centenas de produtores rurais de Quixadá estão sendo beneficiados com o “Campos da Esperança”, maior programa assistencial da história do município e que paga horas de trator para aragem da terra dos agricultores realizarem o plantio a espera de uma colheita farta, levando o alimento para as mesas de milhares de pessoas.

Através do programa, cerca de 4 mil horas de trator são disponibilizadas pela Secretaria para serem distribuídas entre famílias de agricultores dos distritos de Quixadá, o que não acontecia há vários anos. O processo de aragem de terras será feito com custeio próprio, sem que o agricultor precise pagar nada pelo serviço.

A aragem de terras se constitui como um dos processos mais importantes no campo. É através dele que se prepara a terra para o plantio, devendo ser feito em um momento estratégico para que o período de chuvas contribua com o crescimento das leguminosas no campo, como feijão, jerimum e milho.

Por possuir muitos distritos, o campo ainda se constitui como morada para muitas das cerca de 88 mil pessoas que residem em Quixadá, conforme o IBGE. Apesar deste considerável dado, a ausência de políticas de incentivo e fortalecimento da agricultura familiar terminaram por comprometer o rendimento dessa atividade ao longo dos anos.

 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.