Quixadá vai iniciar novo mutirão de cirurgias de Catarata e Pterígio beneficiando centenas de pessoas

- por
  • Compartilhe:

Objetivando levar mais saúde, qualidade vida e eliminar a fila por cirurgias eletivas oftalmológicas, que a Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará dando início nesta terça-feira (24), às 7h, no Hospital Municipal Eudásio Barroso, a primeira etapa 2022 do Programa “Um Novo Olhar” no município.

O mutirão será realizado entre os dias 24 a 27 de maio. Serão cerca de 600 pessoas beneficiadas com cirurgias de catarata e pterígios. Todos os pacientes vieram da atenção primária da saúde, passaram por consultas especializadas, avaliações e exames. Após, essas fases, e em caso de indicação médica de intervenção cirúrgica, o paciente é contemplado com o procedimento e toda a infraestrutura técnica e equipe médica. Além disso, a Prefeitura dará todo o apoio e suporte como: lanche, transporte e medicações. Após a cirurgia, os pacientes serão acompanhados por equipe de saúde.

A Secretária de Saúde Lady Mota, fala da importância da Prefeitura está realizando importantes procedimento médicos no município. “Essas pessoas terão a sua visão restabelecida com segurança e qualidade aqui em Quixadá, dentro do Sistema Único de Saúde. Para a população é a garantia de acesso aos serviços de saúde. O programa Um Novo Olhar, vem beneficiar não só o nosso município, mas toda a região”, destacou a secretária.

O Prefeito de Quixadá Ricardo Silveira, ressalta que as cirurgias serão gratuitas. “O intuito da gestão é levar mais saúde à população de Quixadá. As pessoas beneficiadas verão o seu sonho se tornar realidade. Desde o início, temos o compromisso de dar conta dessa demanda reprimida, e estamos cumprindo. O paciente não terá custo algum, queremos devolver a essas pessoas a qualidade de vida que elas merecem”, disse o Prefeito.

Como se cadastrar – Quem deseja passar pela análise para uma possível cirurgia, deve procurar os Postos de Saúde, para uma avaliação médica, portando documento de identificação original com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS. Após a identificação cirúrgica de catarata ou pterígios (realizada por médicos do SUS), a solicitação será encaminhada para a Central de Regulação do Município. A previsão é que a segunda etapa do programa seja realizada ainda em 2022.

Sobre a catarata – A doença se configura pela opacidade do cristalino. As pessoas com esse problema ficam com a visão nublada, como se enxergassem por uma janela embaçada. Essa visão pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão de pessoas. Apesar de ser um procedimento simples, algumas condições contra indicam momentaneamente a realização do procedimento, como o paciente possuir diabetes e hipertensão mal controlados, fazer o uso de anticoagulantes e outras medicações, assim como algumas doenças oftalmológicas. Nesses casos o médico avaliará o caso e definirá a melhor conduta a ser tomada.

Sobre o pterígio – É uma lesão que geralmente cresce lentamente ao longo da vida. Pode até parar de crescer em determinada altura. Em casos avançados, o pterígio pode crescer de tal maneira que cobre a pupila e interfere com a visão. Trata-se de uma doença que afeta, geralmente, as pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol, podendo afetar um ou ambos os olhos. O pterígio não é, normalmente, um problema grave, mas pode provocar alguma sintomatologia e sinais bastante desagradáveis




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.