Encanta Quixadá começa nesta quarta-feira (1º) com vasta programação e encerramento com show de Walter Ramalho

- por
  • Compartilhe:

O Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e a Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá e Casa de Saberes Cego Aderaldo promovem o Encanta Quixadá, programação integrante do 26º Encontro dos Profetas da Chuva – edição 2022. O 26º Encontro dos Profetas da Chuva tem o patrocínio da Enel através do Edital Mecenas, em parceria com a Cagece e o Instituto Agropólos do Ceará.

Anualmente o evento reúne uma média de 25 profetas que apresentam os resultados obtidos pela tradição da observação da natureza e seus fenômenos, que indicam como será a quadra invernosa em todo o estado. Dando continuidade a programação do Encontro, neste mês de junho, será realizada uma programação diversificada, que vai de exposições fotográficas e literárias, exibições de filmes e rodas de conversa, culminando com o tradicional Festival de Encontro de Repentistas, Trovadores e Emboladores: Encanta Quixadá.

De acordo com secretário de cultura de Quixadá, Clébio Viriato Ribeiro, o Encanta Quixadá chega como um momento de congraçamento deste projeto de apreciação da natureza que passou a integrar o calendário anual de eventos no Nordeste.”O Encanta a partir deste ano estará integrado ao tradicional Encontro dos Profetas, como uma extensão das muitas culturas presentes na vida do homem do campo. A poesia popular e a cantoria refletem bem este sentimento de pertença de um lugar. E em Quixadá este sentimento não é diferente” afirma.

Profetas da Chuva

Considerado o maior encontro desse gênero, os Profetas da Chuva se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais passados de geração em geração. Um saber que vem da mais completa

interação do homem com seu meio ambiente e sua capacidade de observação que nasce do convívio diário em meio a natureza. O resultado desta experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra.

O projeto 26º Encontro dos Profetas da Chuva tem o patrocínio da Enel através do Edital Mecenas, em parceria com a Cagece e o Instituto Agropólos do Ceará.

Serviço: XXVI ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA – ENCANTA QUIXADÁ.

Dias 01 e 02/06 – On-line pelo Facebook do Evento e Youtube e Facebook Prefeitura Municipal de Quixadá/Secretaria de Cultura.

03/06 – Presencial: Câmara dos Dirigentes Lojistas de Quixadá – R. José Jucá, 551 – Centro, Quixadá.

Fundação Cultural de Quixadá – Rua Jose Jucá, 343, Centro

 

PROGRAMAÇÃO DO XXVI ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA – ENCANTA QUIXADÁ.

01/06 – Abertura do Evento

Hora: 19h

Local: Facebook do Evento e Youtube e Facebook Prefeitura Municipal de Quixadá/Secretaria de Cultura

Roda de Conversa com os autores dos livros que integram Exposição: “Escritas Literárias com foco nos Profetas da Chuva”
Nas redes sociais Youtube e Facebook um bate papo com os escritores, pesquisadores e produtores culturais: Renzo Taddei, Abelardo S. Montenegro, Benedito Teixeira e Carla Patrícia Holanda Martins, sobre criação e produção de livros que abordam sobre o tema e correlatos ligados ao universo dos Profetas da Chuva.

 

02/06- Exibição de Filmes Temáticos
Hora: 19h

Local: Facebook do Evento e Youtube e Facebook Prefeitura Municipal de

Quixadá/Secretaria de Cultura

Exibição Filme/Documentário: Profetas da Chuva, produzido pela Invento Produções Culturais, seguida de conversa com o diretor Vitor Grillo.

03/06 – Seminário – 26 anos de Encontro dos Profetas da Chuva – Os desafios da convivência com a seca do semiárido.
Hora: 10h

Local: Câmara dos Dirigentes Logistas de Quixadá (CDL)

Contando com as participações de: Helder Cortez (idealizador do Encontro Profetas da Chuva e Diretor das Unidades de Negócio do Interior/CAGECE) Erisberg Albuquerque (Gerente Executivo/CAGECE), Paulo José Gomes Ferreira (Supervisor Regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos/COGERH) e Yls Rabelo Câmara (Pesquisadora e Professora Doutora da Feclesc/Uece) que discutirão a importância da vigésima sexta edição do Encontro dos Profetas da Chuva e o que a sabedoria popular pode contribuir na superação dos desafios do cotidiano dentro do convívio e superação das consequências da seca no semiárido nordestino.

03/06 – Abertura da Exposição Fotográfica: Memórias em Fotos dos Profetas da Chuva e Exposição Literária: Escritas Literárias e a Sabedoria Popular.
Hora: 18h

Local: Galeria Livre da Fundação Cultural de Quixadá

A exposição trata-se de uma homenagem aos agricultores e agricultoras que chamamos carinhosamente de Profetas da Chuva. Através das lentes dos fotógrafos Sheyla Castelo Branco e Luiz Alves a exposição revela o rosto, cheio de sabedoria popular e experiência de vida, desses camponeses. Já a exposição literária apresentará os livros: Metodologia e Profetas da Chuva (Renzo Taddei), Ceará e o Profeta da Chuva (Abelardo S. Montenegro), Os Profetas – Pelo Observar da Natureza e o Desejo de Chover (Oziel Gomes e Emidio Sanderson), Sertão e Melancolia (Carla Patricia Holanda Martins).

*Exposição ficará aberta para visitação pública até o dia 30 de Junho de 2022, depois segue em itinerância nas Universidades e Escolas Públicas de Quixadá.

Show Encanta – Com violeiros, repentistas e emboladores.
Participação Especial: Walter Ramalho (Ex-participante do The Voice Brasil +)

Hora: 19h

Local: Praça da Cultura Gladson Martins

Apresentação de cantores, violeiros e repentistas de Quixadá e região como forma de reconhecimento e valorização de nossa cultura popular, sua poesia e sonoridades elementos formadores de nossa identidade cultural. Homenagens as instituições e personalidades que contribuem com as políticas de valorização e preservação da cultura do homem do campo.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.