Celebração do Dia de Reis será marcada em Quixadá por apresentação do Grupo de Reisado Boi Coração

- por
  • Compartilhe:

Nesta sexta-feira, 06 de janeiro, celebra-se o Dia de Reis, data importante para a tradição e cultura popular. Para celebrar esse dia, um dos grupos mais tradicionais de Reisado do Estado do Ceará, promove uma apresentação especial no distrito de Cipó dos Anjos.

O Mestre Chico Emília e o Reisado Boi Coração estarão se apresentando na noite dessa sexta-feira (06), a partir das 18, na localidade de Boa Água. O evento conta com total apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá através da Secretaria de Cultura/ Fundação Cultural e parceria da Casa de Saberes Cego Aderaldo.

O Reisado de Caretas: Boi Coração da localidade de Boa Água, distrito de Cipó dos Anjos, tem suas raízes na região do Maciço de Baturité. Chegou ao Cipó dos Anjos, em Quixadá, no início da década de 1930. Ocasião em que os familiares do Sr. Assis Rufino, criador do grupo na referida localidade, vieram morar no referido distrito.

Assim como várias famílias da região do Maciço migraram para o distrito de Cipó dos Anjos, naquele período, atraída pelas condições de trabalho na agricultura e trouxeram com elas as manifestações culturais que faziam parte de sua história. A de Seu Assis, como é mais conhecido em Boa Água, também veio na esperança de construir uma vida melhor.

O Sr. Assis Rufino e seu irmão, o Sr. Antônio Rodrigues, mais conhecido por Seu Sitônio, começaram a “brincar” ainda garotos. Quando adolescentes brincavam com seus tios e primos nas casas das localidades do referido distrito. Ao se tornarem adultos deram continuidade ao folguedo, tradição de sua família e ainda hoje os netos e filhos de Seu Assis “brincam” no entremeio com amigos e vizinhos.

Atualmente existem dois grupos: um dos adultos e outro das crianças, desde 2003. As crianças mesmas tomaram a iniciativa de criar o grupo e Seu Assis e Chico Emílio, coordenador do grupo, lhes ensinam as músicas do Grupo adulto.

 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.