Quixadá recebe projeto teatro para bebês e workshop com foco na primeira infância

- por
  • Compartilhe:

Investir na primeira infância, amplificando a capacidade transformadora e criativa, incitando a formação de plateia desde a tenra idade. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Na Cadeirinha – Uma viagem ao Teatro para Bebês”, que passará por oito cidades do Ceará, levando muita alegria e conhecimento aos espectadores. Todas as atividades serão gratuitas e presenciais.

Idealizado pelo K’Os Coletivo, o projeto tem apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, por meio do II Edital Cultura e Infância, e acontece em duas etapas. Na primeira delas, em abril, vai passar pelas cidades de Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Logo depois, entre maio e junho, em Aquiraz, Baturité, Fortaleza e Itapiúna.

Um dos destaques da programação é o Workshop “Como trabalhar com Teatro para a Primeira Infância”, destinado a artistas, grupos artísticos, estudantes, educadores e demais interessados no tema. A atividade, voltada para o público com idade a partir de 14 anos, tem o objetivo de semear a pesquisa do grupo K’Os Coletivo.  A ideia é estimular produções e estudos voltados a esse gênero peculiar, que é o teatro na primeira infância, nas cidades onde o projeto irá passar.

O workshop tem duração de três horas e acontece nos dias 11/04 (terça-feira), das 8h às 11h, em Quixadá; 11/04, das 16h às 19h, em Iguatu; 13/04 (quinta-feira), das 18h às 21h, no Crato; 14/04 (sexta-feira), das 16h30 às 19h30, em Juazeiro do Norte; e 26/04 (quarta-feira), das 18h às 21h, em Fortaleza.  Além disso, o workshop também acontece em Aquiraz, Baturité e Itapiúna, com mais informações em breve. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no formulário https://bit.ly/3YJyXdy

Teatro para a primeira infância

Também estão previstas, pelo projeto, 16 sessões do espetáculo “D. Menina”, sendo uma acessível a surdos e cegos. Com duração de 30 minutos, a peça é reconhecida como uma das primeiras montagens de Teatro para Bebês do Ceará. Voltada para crianças a partir de 6 meses, ela vai ser encenada em creches/instituições educacionais das oito cidades contempladas pelo projeto. Em Fortaleza, o espetáculo será apresentado no Theatro José de Alencar nos dias 27/05, às 17h, aberta ao público, e 29/05, às 9h, em sessão exclusiva com crianças e profissionais do Instituto Hélio Góes e Instituto Filippo Smaldone.

Dona Menina é uma singela senhorinha, que toca acordeon e cuida de plantas, enquanto estima seu bichinho de estimação, que é sua companhia. Sem falas, a peça brinca com a poesia imagética e com a musicalidade, criando um ambiente sonoro construído com trilha produzida ao vivo. A obra, que propaga processos sensíveis e instiga perspectivas futuras (e presentes) de formação de plateia, apresenta essa senhorinha que gosta de coisas simples presentes no seu microuniverso, que cria empatia e catarse, ao revelar o medo da perda.

“A obra traz ao público emoções singelas, mas comuns à humanidade, adentrando o campo das sensações que instiga ao estado poético. O espetáculo e o workshop propostos neste projeto são atividades artísticas focadas não apenas na mera reprodução teatral, mas na propagação de processos sensíveis, tanto para crianças, público-alvo direto do projeto, como para artistas, educadores e estudantes que irão participar do workshop de formação”, destaca Aline Campêlo, atriz, palhaça, produtora Cultural e integrante do K’Os Coletivo.

Sobre o K’Os Coletivo

Criado em 2006, o grupo trabalha com multilinguagens, incluindo circo, teatro, literatura e música, apresentando espetáculos cênicos, contações de histórias e intervenções artísticas. Desenvolve também ações formativas (workshops, oficinas e intercâmbios) e realiza circulações, além de criar roteiros audiovisuais, textos literários e dramatúrgicos. As atividades do grupo são destinadas a público multigeracional.

SERVIÇO:

Projeto ‘Na Cadeirinha – Uma viagem ao Teatro para Bebês’

Inscrições para o Workshop Como trabalhar com Teatro para a Primeira Infância: https://bit.ly/3YJyXdy

Grátis

Classificação: 14 anos

Quixadá

Dia: 11/04

Horário: 8h às 11h

Local: Complexo Educacional de Quixadá (Antiga Cisne) – Av. Dr. Antonio Moreira Magalhães, 457, Jardim Monolitos




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.