O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, recebeu, nesta terça-feira (18), o novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral. Durante o encontro, cujo objetivo foi aproximar as entidades, foram tratados do acesso a benefícios fiscais e linhas de financiamentos voltadas ao agro cearense.
“Queremos abrir o diálogo com o setor, por isso estamos fazendo essa visita institucional à Federação, ao Amílcar. Para estreitar a relação da Sudene com um segmento que é muito importante para a economia brasileira e para a economia do Nordeste, desde o pequeno agricultor até o setor do agronegócio”, disse Danilo Cabral.
O superintendente da Sudene falou da possibilidade de isenção fiscal do imposto de renda a produtores rurais e do acesso ao Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que apoia grandes projetos de infraestrutura e pode financiar até 80% do investimento total do empreendimento. “A gente pode ampliar essa participação aos mecanismos de financiamento por meio dos fundos constitucionais e a incentivos fiscais”, disse Danilo.
O presidente da Faec apresentou demandas do setor e destacou a oportunidade para o produtor rural cearense desenvolver suas atividades por meio das políticas de incentivo da Sudene. “Hoje, por falta de informação, apenas nove empresas, no Ceará, têm acesso à isenção fiscal no imposto de renda, por exemplo. A partir de agora, a Federação vai orientar os produtores a procurar a Sudene, a elaborar seus projetos, pois é possível acessar esse incentivo fiscal. Isso é oportunidade que vale do pequeno ao grande produtor”, disse Amílcar Silveira.
Também acompanhou a reunião, o diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, o presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras)-Sescoop/CE, João Nicédio Alves Nogueira, e o secretário Executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Sílvio Carlos Ribeiro.