A Polícia Federal deflagrou na manhã dessa terça-feira (19) a “Operação Acrasia” que investiga a posse e o porte ilegal de arma de fogos por parte de Guardas Civis Municipais nas cidades de Aracati, Boa Viagem, Irauçuba, Quixadá e Itaitinga. Foram cumpridos 11 Mandados de Busca e Apreensão deferidos pela Justiça Federal – Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
As condutas dos Guardas Civis Municipais podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de usurpação de função pública, uso de documento falso, falsidade ideológica, porte, posse e comércio ilegal de armas de fogo, com penas que podem chegar a 20 anos de prisão.
O nome da operação remete ao termo usado pelo filósofo Aristóteles para se referir à relação dos homens em conflito entre o desejo e a razão.
Em Quixadá, a Polícia Federal esteve na sede da Guarda Civil Municipal no Terminal Rodoviário, e no local os agentes foram recebidos pelo Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Cidadania do Municipal, Armstrong Braga, não sendo encontrado nenhuma irregularidade ou material ilícito na sede da guarda.
A Prefeitura de Quixadá emitiu nota de esclarecimento a imprensa e se posicionou sobre o ocorrido, se colocando a disposição para contribuir com as investigações em curso.
Leia abaixo a nota na íntegra da Prefeitura de Quixadá.
A Prefeitura de Quixadá por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Cidadania esclarece fatos relacionados a “Operação Acrasia”, deflagrada pela Polícia Federal na manhã dessa terça-feira (19) em vários municípios do Estado.
1 – A referida operação está relacionada a investigação de posse e porte ilegal de arma de fogo por parte de Guardas Civis Municipais. No município, as equipes da Polícia Federal estiveram na sede da Guarda Civil Municipal, onde foram recebidas pelo Secretário Armstrong Braga. No local, não foram encontradas nenhum tipo de irregularidade durante as buscas.
2 – A operação dessa manhã não apura nenhum tipo de irregularidade ou ato ilícito cometido pela atual gestão, se restringindo apenas a investigação acima citada e que acontece de forma paralela em outros municípios do Estado do Ceará.
A Prefeitura de Quixadá reafirma seu compromisso com a verdade dos fatos e se coloca a disposição das autoridades para contribuir com a investigação em curso.
Só quero afirmar que eu nunca vi um Silveira andar armado. São pessoas pacatas e do bem.