O Sertão Central alcança uma conquista histórica. Pela primeira vez, a região sediará a aplicação do Exame de Ordem Unificado da OAB, que acontecerá no Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica) no próximo domingo, 01 de dezembro. A realização do 42º certame no campus da instituição representa um marco para os acadêmicos e bacharéis em Direito da região, que não precisarão mais se deslocar até Fortaleza para participar do exame.
O Exame de Ordem, é um dos passos mais importantes na formação jurídica, sendo requisito indispensável para o exercício da advocacia. A primeira fase, é composta por 80 questões objetivas, abrangendo disciplinas obrigatórias do curso de Direito. A segunda fase, uma prova prática profissional, está prevista para o dia 16 de fevereiro de 2025. O Exame de Ordem pode ser prestado por estudantes dos dois últimos semestres do curso de Direito ou por bacharéis que aguardam colação de grau.
A chegada do exame ao Sertão Central é fruto de um esforço conjunto da OAB Subseção Sertão Central e da UniCatólica, com apoio direto de sua reitoria e da coordenação do curso de Direito. A formalização do pedido, protocolada na sede da OAB Ceará, evidencia o comprometimento da UniCatólica com o desenvolvimento educacional e profissional da região.
A inclusão do Sertão Central como local de aplicação do exame é um divisor de águas para os estudantes e bacharéis de Direito. Além de reduzir custos e deslocamentos, fortalece o reconhecimento do potencial acadêmico da região. “Receber o Exame de Ordem aqui demonstra o avanço e a relevância do Sertão Central no cenário jurídico cearense. Estamos muito orgulhosos por sediar um momento tão importante na vida desses futuros advogados”, afirmou o reitor da UniCatólica, Prof. Marcos James.