A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (10), a Operação Inocência Protegida XX, com o objetivo de combater crimes de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente virtual.
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal, no município de Camocim/CE, a fim de arrecadar aparelhos celulares, computadores, mídias de armazenamento e outros dispositivos eletrônicos que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos investigados e para a preservação de vestígios digitais.
A investigação teve início a partir de comunicações encaminhadas pelo National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), decorrentes de relatórios produzidos por provedores de aplicações de internet, indicando a disponibilização pública de arquivos contendo material de abuso sexual infantojuvenil. A partir da cooperação internacional e do cruzamento de informações, a PF identificou elementos que possibilitaram a vinculação da atividade investigada ao alvo da medida judicial.
O material apreendido será submetido à perícia, que buscará identificar a existência de arquivos ilícitos e outros elementos.
O investigado poderá responder, em tese, pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de material de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, sem prejuízo da apuração de outras infrações penais eventualmente identificadas.


