Meu total e pleno repúdio ao portal G1, que permitiu, sob o pretexto dissimulado de democracia, os comentários preconceituosos sobre os nordestinos e, particularmente, sobre os cearenses, no episódio do acidente envolvendo um ônibus, ocorrido no último dia 18, em Canindé, e que vitimou 18 dos nossos queridos irmãos.
Nós, Nordestinos…
Somos o segundo em produção de software no mundo (atrás apenas da índia), formamos a primeira turma de residência em traumatologia do Brasil (turma 100% formada), somos os pioneiros em residência médica em emergência. Foi em Quixadá, município cearense, na gestão de um prefeito nordestino, que foi criado o Programa de Saúde da Família (PSF), que hoje beneficia famílias em todo o país.
Temos vultos, personagens históricos em nossas searas. Quero ver estas pessoas preconceituosas (que não devem ser chamadas de gente), sobreviver e viver sob o sol escaldante do sertão, trabalhando de sol a sol para o desenvolvimento desta terra, no seu gibão de couro. Este para mim é o verdadeiro homem, e não a figura caricata apresentada pelo espécime gaúcho preconceituoso.
Mulher de verdade é aquela de pele curtida pelo sol que carrega, sim, as marcas do tempo (que tem a sua beleza) e que leva seus filhos consigo onde for, que tira do xique xique o prato que os sustenta na dura seca. Esta mulher não existe no sul.
Não precisamos da terra roxa ou de adubos para plantar e colher. O sertão, que é a nossa casa, apenas pede um gole d’água e ele é tão abençoado que tudo dá somente com este gole. Ô solo abençoado! Temos a água que brota dos espinhos, temos a mulher forte, temos o verdadeiro homem e o homem verdadeiro. Querem exemplos? Vejamos.
Temos Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Tom Zé, Amelinha, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, o poeta Zé Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Fagner, José Wilker, Ednardo, Gonzaguinha, Maria Betânia, Caetano Veloso, Gal Costa, Ariano Suassuna, Jorge Amado, Zelia Gattai, João Cabral de Melo Neto, Nelson Rodrigues, Raquel de Queiroz, José de Alencar, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Gregório de Matos, Alberto Nepomuceno, Paurillo Barroso, Liduíno de Oliveira, Eleazar de Carvalho, Chico Anisio, Golçalves Dias, Sivuca, Waldonys, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Chico Science, Lenine, Padre Cícero, Frei Damião, Irmã Dulce, Padre Ibiapina, Rui Barbosa, Paulo Freire, Mário Scherberg (para os sulistas que não sabem, é o físico teórico mais importante do Brasil), Aurélio Buarque de Holanda (autor do dicionário Aurélio, que corrige a ignorância de muitos, inclusive destes preconceituosos, da próxima vez que pegar num Aurélio, lembre que é coisa de Nordestino), Fernando Mendonça (fundador do INPE-Instituto de Pesquisas Espaciais), Clóvis Beviláqua (maior jurista brasileiro), Celso Furtado (maior economista latino americano), Assis Chateaubriand (fundador do MASP e TV Tupi), Delmiro Gouveia (um dos pioneiros da industrialização no Brasil), Paulo Ribenboim (único matemático brasileiro com verbete no the mac tutor),Teixeira de Freitas (autor de esboços do código civil brasileiro que influenciou, vejam só, os códigos civis do Paraguai, Argentina e Uruguai, a quem tanto alguns sulistas preconceituosos desejam estar irmanados), e tem mais… Só que passaria muito tempo citando nordestinos e cearenses notórios e, ainda assim, não terminaria minha postagem a tempo do meu horário de trabalho.
Somos não somente um povo. Somos gente, de sangue bom e puro do mais valente caboclo do sertão, e nos orgulhamos disso e ninguém jamais vai nos convencer do contrário. Acordem cearenses! Tragam no peito o orgulho de ser nordestino! Você merece esta marca de valor. Deixemos de estender o tapete vermelho para estes que somente nos degradam e passemos a valorizar a nossa marca, o nosso sangue. Somos o caboclo na raça, no sentimento, na paixão, no humor, na misericórdia, na solidariedade. Nós somos o nordeste!
Autor: J.B.S de Sousa, leitor do Monólitos Post




Boas delongas senhorita, mas será que tu não foi rebelde, ignorante e discriminadora do povo do suldeste e sul?
suas afirmaçoes traduz um impacto cultural em relação ao nordeste, e indiretamente reporta-se ao mesmo problema, ou seja, suas alegaçoes prestigiam uma parte do brasil e despreza outra. Sera que hár tempo em reportar uma possível ignorante a fim de fazer sucesso… Bora lá ignorancia…..o nordeste repia sampa!!!.
se de pender de mim….ja fez…
bora votar no pt ne?
Nordeste é muito legal ! Só faltava ficar mais longe,
Olha Jaime.por mais uma vez…voce sempre dando seu show nas suas publicações,parabenizo ao sr;Antonio Saldanha ae…e isso!temos que te-lo o orgulho mesmo de ser nordestinos,eu postei na segunda-feira 19/5/14,postei meu protesto em nossa defesa e as famílias das vítimas,porem o momento de dor naquele dia me fez postar nas redes sociais minha indgnacao,mas fiz meu comentário com a mais alta postura,e la estar,sem degridir a A ou B,porque o sangue nordestino corre nas nossas veias,como sou Quixadaense,cearense,nordestinos brasileiro,somos um povo so.parabens senhores.
Ademais, no nosso Nordeste e no nosso Ceará tem petróleo, minérios de xisto, urânio, ferro, cobre, e muitos outros minérios, temos bastante águas subterrâneas, um imenso litoral, muito peixe, temos universidades federais entre as melhores, muitas faculdades, somos os primeiros no ITA, IME e em quase todas as universidades do Brasil, principalmente as de São Paulo e Rio de Janeiro temos cearenses. Sendo assim, não podemos ser um povo desprezado e nem desvalorizado. A cidade de Fortaleza foi fundada por holandeses, Recife foi governada por holandeses também. Nós os nordestinos ajudamos a colonizar toda a Amazonia, em especial o Acre, Pará, Amazonas, ajudamos a construir juntamente com os imigrantes europeus o grande Estado de São Paulo e muitos outros estados. Os franceses quando vieram para o Brasil foram para o Maranhão, e tentaram colonizar, já que sabiam se tratar de uma região abençoada por Deus, enfim muita gente já sabe que se o Nordeste for justiçado, não esquecido como sempre foi até pouco tempo atrás pelos governos sulistas, se tornará a região mais desenvolvida e proporcionará o desenvolvimento das outras regiões do Brasil, e não só o Sul e o Sudeste. É preciso dizer também que nós os nordestinos somos um povo COSMOPOLITA, não tem medo de tragédias, enfrenta todas diversidades climáticas, somos um povo destemido, prontos para enfrentar guerras, todas as adversidades e sempre felizes, não frustrados, sempre altruístas e pronto para enfrentar qualquer ato insano, infame que venha de qualquer nazista/facista. Para terminar, só mais uma informação: a região Nordeste, tendo em vista as condições climáticas (clima, furacões e etc), é uma região que devido a sua posição geográfica, proporciona muita segurança para os estados do Sul, pois se não existisse o Nordeste, o Sul séria assolado constantemente por furacões, o que seria uma tragédia e com certeza já teria havido muita destruição e perdas de vidas.