O Garantia Safra é uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.
Os agricultores que aderirem ao Garantia Safra nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal.
Para se beneficiarem do programa os agricultores devem verificar se os seus municípios aderiram ao Garantia Safra. Uma vez que o município assinou o Termo de Adesão e foi definida a quantidade de agricultores que poderão participar em sua jurisdição, inicia-se o processo de inscrição, seleção e adesão dos agricultores.
Quase quatro mil agricultores de Quixadá deveriam receber o pagamento do Garantia Safra, hoje o valor está em R$ 850,00. Porém um problema no código de endereçamento postal, o CEP, está atrasando o pagamento e prejudicando a vida desses agricultores.
De acordo com Charles Macedo, secretário de agricultura, o que deveria ser feito pelo órgão já foi realizado.
Nesta terça-feira, 13, o repórter Everardo Gomes conversou, por telefone, com o represente do programa no Ceará, Sr. Luciano Bezerra, que relatou que já havia sido encaminhado a Brasília a correção dos CEP’s dos agricultores quixadaenses.
Ainda segundo o funcionário do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Combate a Fome, quase 90% dos agricultores estavam com essa pendência, portanto ainda não conseguiram receber o benefício.
Luciano Bezerra deixou claro para nossa reportagem que o pagamento não deverá ocorrer neste mês de dezembro e, segundo ele, a previsão seria de liberação para o mês de fevereiro de 2017.
Enquanto isso os agricultores passarão o mês de natal e as festas de ano novo na liseira.


