Nos dias 5 e 12 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será aplicado no estado do Ceará para 365.253 participantes. O número representa 5,4% do total de 6.731.203 inscritos.
As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 120 municípios, seis a mais que no ano passado, apesar do número de participantes ser 29,1% menor. No Enem 2016, o estado teve 515.601 participantes.
A queda no número de inscrições é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Perfil
No Ceara, 18% dos participantes são pagantes; 52% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto; e 30% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino; 55,2% já concluiu o Ensino Médio; 33% é concluinte este ano; e 11,2% concluirá após 2017 (treineiros).


