A política não é o exercício da inocência, mas “a arte do possível” – Exemplos de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Não é de forma alguma surpreendente que grupos políticos com histórico de antagonismo mútuo atuem juntos algumas vezes a favor de interesses comuns. Não necessariamente interesses do povo. Afinal, a política não é o exercício da inocência, mas “a arte do possível”, como diria Otto Von Bismarck, renomado estadista alemão do século XIX.

Concordemente, não é raro que o iniciante no mundo da política passe pela experiência de ver sua pureza ideológica, quase sempre direcionada ao bem comum, ser sufocada pelos sistemas de defesa de interesses pessoais e partidários instalados nos espaços da prática política.

Temos em Quixadá exemplos que comprovam isto.

O prefeito João Hudson Bezerra ainda é tido como um homem bom, de intenções nobres, alguém desejoso de fazer de Quixadá um município melhor. Não nos cabe fazer juízo de valor acerca do homem que ele é, mas tomando a afirmação anterior como verdadeira, é possível dizer que João é um iniciante que teve o seu encontro particular com as muralhas que tornam a política aquilo que Bismarck disse que ela é. Só Cristo detém a arte de mudar alguma coisa apenas com o uso de palavras. “Levanta-te e anda”, dizia ele, e imediatamente o coxo se via livre de sua doença e tribulação.

Dessemelhante deste caso, somente palavras e intenções nada podem fazer no mundo da administração pública, e a única certeza sobre o homem João Hudson é que ele não sairá desta etapa de sua vida exatamente igual a quando nela entrou.

Outro exemplo, extraído também do município de Quixadá, nos ajuda a entender essa questão, e ele vem diretamente do coração do PT. Higo Carlos é um jovem vereador petista deste município que tem investido bastante em marketing pessoal. Evidentemente, o rapaz não quer passar para a história apenas como mais um a ser facilmente esquecido.

ilariograndeHigo tem demonstrado que almeja crescer dentro do Partido dos Trabalhadores, que deseja ser visto como opção política, como uma carta forte para a sigla. Ele talvez tenha o exemplo de Ilário Marques (foto ao lado) em vista. Os empenhos de Ilário receberam por diversas vezes retribuições do partido, e Higo sabe que se quiser pastagens sempre novas precisará esticar as pernas. Mas as muralhas que tornam a política aquilo que Bismarck disse que ela é tem dado à carreira de Higo Carlos sua dose de amargura.

Numa jogada, tentou se tornar presidente da sigla no município. Foi limitado pelo peso avassalador de Ilário Marques dentro do partido e nada pôde fazer. Os partidos tem seus próprios interesses dentro do jogo mais amplo da política, e dentro de cada partido cada qual tem os seus próprios interesses. Nestes espaços, o princípio orientador da evolução das espécies quase sempre logra êxito, isto é, o mais forte vence. Higo aprendeu que a musculatura de suas asas ainda não estava pronta para voar acima de outros interesses.

O mundo é assim e assim vai caminhando. O problema realmente sério é quando os serviços públicos são demasiadamente comprometidos pelos sistemas de defesa de interesses particulares. Lideranças fracas oferecem um terreno fértil para que estes sistemas se multipliquem, o que traz grande prejuízo ao povo. Ruas esburacadas, hospitais que não funcionam, atrasos salariais, índices negativos de educação, ausência de debates construtivos e outros, são apenas sintomas de uma ‘doença’ chamada incompetência administrativa, quase sempre piorada por lideranças fracas, incapazes de escalar as muralhas que fazem da política a arte do possível.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Enquanto existir esse sistema global capitalista, que dá muita liberdade só para ricos, só para grandes empresários, só para políticos de alto escalão sempre vai haver falsos, péssimos administradores e todo má sorte de problemas. O Povo trabalhador é que vai sustentar essa classe de fascistas dominadores de todas as riquezas existentes, de todo o poder, enfim irão só querer ficar mais ricos e não se importarão mesmo com o bem estar geral da nossa Nação, pois se fizessem a política certa, ou seja, governo do povo, pelo povo e para o povo, não haveriam tantas tragédias, tanta miséria, não existiriam tantos problemas. Muitos não sabem mas desde 2008 o sistema Capitalista, que agrada muito a Satanás, está em crise, a ponto de as grandes potências enfrentarem grandes recessões que venham a causar até guerras. É só uma questão de tempo, mas se não houver um tratado entre as grandes potencias mundiais, em espaço médio de tempo poderá acontecer até uma grande guerra ali naquele eixo Russia e parte da Europa e oriente médio, o que caso venha a acontecer irá atingir o Brasil também na parte econômica, em contar também que o governo dos Estados Unidos planejam a derrubada de governos que não sejam da direita, pois eles só querem que governem o Brasil, pessoas que sejam serviçais deles, que governem o Brasil de forma que venham a entregar todas nossas riquezas para eles a preço de banana. Só Deus tem nos protegido de grandes tragédias.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.