Quixadá e seus monstros secretos

- por
  • Compartilhe:

“Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta.”

Não lembro em qual de suas obras Foucault, ilustrado ao lado, faz a afirmação em azul. Não importa. O velho professor francês aponta o caminho para a classe política de Quixadá.

Durante esta última semana estive pensando com ainda mais afinco na desanimadora situação do nosso município. Cheguei à conclusão de que parte importante da solução para os problemas que ele enfrenta tem a ver com a aplicação da sugestão dada por Foucault.

“E se a classe política de Quixadá fosse uma pessoa? Por onde deveria começar a procurar sua cura?”, fiquei parolando com a mente.

Nada mais apropriado para tal classe, concluí, do que começar por resolver seus monstros secretos, feridas clandestinas e insanidade oculta. De fato, nossa classe política precisa deitar no divã de um bom psiquiatra e tratar-se dedicadamente. Afinal, não pode estar em sua plena normalidade um conjunto de políticos que exibe a parvulez vista por estas bandas.

Alguns problemas em Quixadá demandam planejamento e ações que uma pessoa com o QI de um tomate conseguiria realizar. A desgraça, porém, é a insanidade. É inadmissível que o passo a passo para a resolução de problemas simples sequer consigam ser vistos. E neste ponto peca com especial culpa a parte dos políticos que está, atualmente, em postos de comando.

Para citar apenas um exemplo que deve estar fresco na mente da maioria, podemos mencionar o Matadouro Municipal, que esta semana foi interditado pela Justiça a pedido da Semace e do Ministério Público.

Dá para aceitar que um município com mais de oitenta mil habitantes ainda não disponha de um local apropriado para abater os animais cuja carne a população consome? As desculpas são de que esta administração não fez isto e aquela não fez aquilo. Ora, mas que meninice! Parece até que colocar culpa uns nos outros apaga um pouco da incompetência de cada um!

A verdade é que a classe política quixadaense é doente e precisa de tratamento. Seus monstros secretos, isto é, suas motivações dúbias, demagogia excessiva e cinismo exacerbado, aparece como raiz do mal que prossegue detonando as potencialidades e o futuro desta terra.

O problema de curar este doente está no fato de que o psiquiatra somos nós e o divã é a urna eletrônica. Pobre classe política moribunda: teu psiquiatra é mais insano ainda!




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. De onde vem a carne que comemos? Vem do matadouro, que esta inadequado, vem das moitas. E o lixo que produzimos vai para onde? E o lixo hospitalar, dos consultórios de dentistas? Enfim, é uma vergonha essa cidade, os gestores que passaram e que passam não tem visão, só pensam em se reeleger e o povo desinformado é responsável por isso, não cobra. Enquanto isso as doenças invadem a cidade, esse lixão produz quantidade enormes de gases tóxicos e que são no mínimo cancerigenos, o número de casos de câncer nessa cidade é elevado… O ar que respiramos é poluído vem do lixao.

  2. Uma sociedade em grande parte que já protege bandidos e se acostumou com o pecado, que só pensa no dinheiro, na ostentação, na libertinagem; um classe que já se esqueceu dos verdadeiros valores morais e para completar a insanidade, uma classe religiosa que agrada a muitos, mas que não agrada a Deus, porém ainda estão sob a misericórdia de Deus… que liberta, que cura, que tudo de bom faz para todos…. Deus levanta o sol sobre bons e maus e faz descer a chuva sobre justos e injustos..

  3. -PORQUE NAO MENCIONA A ACAO DO M. PUBLICO NO MATADOURO(ABATEDOURO) PUBLICO EM SOBRAL ??, ME PARECE QUE NOSSO QUIXADA, E, O UMBIGO DO MUNDO, HAJA CINISMO DE TODAS AS PARTES, AFINAL,TODOS FALAMOS PORTUGUES, MAL POR SINAL; O QUE IRA PREVALECER E O ABATE NA MOITA, ABRAM OS OLHOS, SENAO ESTAREMOS CONSUMINDO CARNE DE JEGUE, JA ACONTECEU . . .

  4. Isto se denomina IRRESPONSABILIDADE.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.