Liceu do Ceará completa 166 anos e realiza evento comemorativo

- por
  • Compartilhe:

O terceiro colégio mais antigo do Brasil (atrás apenas do Colégio Atheneu Norte-Riograndense e Colégio Dom Pedro II), o Liceu do Ceará comemora 166 anos de história na educação do Estado. Inspirado no modelo do Dom Pedro II, a instituição de ensino foi criada em 19 de outubro, sob direção do Dr. Thomas Pompeu de Souza Brasil, conhecido como Senador Pompeu.

Para celebrar a data e resgatar lembranças, o grupo de ex-alunos, o “Sempre Liceísta”, promove no próximo dia 19, o “Encontro de Estudantes de Ontem e de Hoje do Liceu do Ceará”. O evento acontece no Liceu, a partir das 16h.

Na ocasião também será celebrada uma missa em homenagem aos ex-liceístas falecidos, em especial ao Monsenhor André Camurça que faleceu recentemente.

Orgulho de Ser Liceísta

Embora não faça parte do grupo “Sempre Liceísta”, a ex-aluna Joelma Alves, atualmente secretária executiva, lembra que ainda no antigo 1º grau sonhava com a chance de estudar no Liceu do Ceará. “Na época em que fui estudar no Liceu do Ceará, no início dos anos 90, o colégio ainda era referência educacional de ensino público no Estado”, recorda.

Para Joelma, o atual panorama do Liceu se difere em muito do passado glorioso, mas destaca que os “filhotes” que estão presentes em alguns bairros da cidade apresentam bom desempenho. Mesmo assim, a ex-aluna ressalta que a história da instituição é um verdadeiro patrimônio da educação cearense.

Além disso, a ex-aluna guarda com carinho as suas recordações de quando usava o tradicional uniforme azul e branco, com estrelas nos ombros. “Eu tenho boas recordações daquela época. Fiz boas amizades, tive bons professores e participei de um momento histórico, pois o Liceu foi a 1ª escola da Rede de Ensino Estadual a realizar eleições para diretor. Enfim, foram bons momentos que me deixam muito orgulhosa em ser uma ex-liceísta”, comentou Joelma.

História

Ao ser criado, o curso secundário do colégio tinha duração de 6 anos e as aulas eram ministradas nas próprias casas dos professores. Somente em 1894 foi inaugurada a primeira sede própria, na Praça dos Voluntários, no centro de Fortaleza. Em 1937, o Liceu do Ceará foi transferido para o bairro do Jacarecanga.

Nos bancos escolares do Liceu passaram personagens conhecidos da história cearense como Barão de Studart, Juvenal Galeno, Rodolfo Teófilo, Eleazar de Carvalho, Lúcio Alcântara, Juracy Magalhães, Fausto Nilo, Belchior, dentre outros.

Na época em que o Liceu do Ceará foi criado, Fortaleza era uma cidade com menos de 5.000 habitantes e colégios eram privilégios da elite. Além de poucos, as instituições existentes custavam muito para uma população, em grande parte, pobre.

Maiores Informações:
Encontro de Estudantes de Ontem e de Hoje do Liceu do Ceará
Local: Liceu do Ceará – Praça Gustavo Barroso S/N – Jacarecanga
Data: 19 de outubro
Horário: 16h
Contato: (85) 9142-3195 – Professor Auriberto Vidal

Fonte: Agência da Boa Notícia




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Hoje amanheci tomado de nostalgia. Fiquei surpreso ao notar como os meus primeiros pensamentos foram direcionados para o nosso antigo Liceu, principalmente os professores, cujos nomes e imagens ficaram retidos no baú da saudade. Já com os colegas da época, a maioria dos nomes desapareceram atraiçoados pela memória cadente, mas muitas imagens ainda aparecem, mesmo borradas, materializando um passado feliz. Quem se esquece de um Otávio Terceiro de Farias, Boanerges Luz (Português), Prof.Alcir. Prof.Damasceno (Matemática), Prof.Osvaldo (Latim), Prof. Ernani (istória e Trab.Manuais), Prof. Boanerges Sabóia e Domingos Barroso (Geogrqafia),Prof. Edmilson Lima (Francês), Prof. Deoclécio e Prof. How many (Ingles), os bedéis Mendes e …depois vai o resto, já que a real está chegando.. Italo

  2. Resido em São Paulo desde o ano de 1969. Matriculei-me no velho e Tradicional ” Lyceu)- Liceu do Ceará, no ano de l964, no primeiro ano Científico, à época. Fico buscando sempre informações atualizadas do terceiro maior Colegio Estadual do Brasil. A exemplo do comentario que fiz em “Fortaleza Nobre” na ocasião falei sobre o orgulho de ser um liceista, vestir a tradicional farda caqui, com desenhos em azul nos punhos, calça e ombreiras com fitas e estrelas, que diferenciavam o antigo curso ginasial do tambem antigo Científico. As greves que eram o pontop forte dos alunos por ocasião de aumento do preço dos onibus, coisas desse tipo. Quanta saudade. Gostaria de um contato com outros ex- alunos daquele ano.
    Saudações Liceistas.

    Aloisio N. Alves

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.