Resgate da História: Escultura de um leão voltará à Praça José de Barros, em Quixadá

- por
  • Compartilhe:
IMG_3773

Escultor Jock Batista posa ao lado do monumento em construção.

Uma das referências históricas para a população de Quixadá – a estátua de um robusto e imponente leão -, voltará a fazer parte do cenário que compõe a principal praça da cidade, a Praça José de Barros, cujo nome remete ao fundador do município.

Há anos, por iniciativa do Sr. Raimundo Alfredo Teixeira, mais conhecido como Poti, o marco que é símbolo do Lions Clube foi erguido na praça. De tanto que se tornou apreciado e popular, a praça José de Barros é até hoje também chamada de “Praça do Leão”. O monumento original foi retirado do local em 1993.

Agora, por iniciativa da Associação de Filhos e Amigos de Quixadá (Afaqui), um enorme leão será novamente instalado ali. A prefeitura já deu permissão e a intenção é resgatar a memória histórica de Quixadá.

Duas toneladas de ferro, cimento e brita estão se transformando, pelas mãos do escultor quixadaense Jock Marrone Batista dos Santos, em uma estátua de de 2,20m de comprimento por 1,90m de altura. O trabalho foi iniciado há 25 dias e está bastante avançado. De acordo com o escultor, a obra deve ser concluída até o dia 15 de dezembro.

Ele revela que a escultura não será multicolorida, mas terá apenas uma cor, que ainda deverá ser definida. As opções são dourado, bronze ou cinza.

A estátua está sendo trabalhada em frente à casa do escultor, na Rua Dom Lucas, no Bairro Campo Velho, e já impressiona quem passa pelo local. Populares param a todo instante para fazer uma foto ao lado do imponente símbolo.

O local em que a estátua será instalada na praça também ainda não foi definido, mas com certeza, independe disto, tem tudo para impressionar quem passar por ela. A memória de Quixadá agradece a iniciativa.

Veja fotos da obra ainda não finalizada:

 

______

Por Gooldemberg Saraiva / Contato: (88) 9 9972-5179 bergsaraiva@gmail.com




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Creio que não foi em 1993, pois sou de 1995 e eu lembro muito bem do leão que tinha na praça. Fiquei emocionado em saber que uma de nossas histórias está sendo resgatado, parabéns aos envolvidos.

  2. Isso muito me emociona.
    Saber que a história será restaurada, me traz uma imensa felicidade.
    Lembro bem, mesmo sendo criança, antes da retirada da estátua do leão em 1993
    quando ia para a praça com minha mãe.
    Com a volta da estátua para a ”Praça do Leão” voltará muitas memórias para vários moradores de Quixadá.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.