começam as obras da Usina de energia solar de Tauá

- por
  • Compartilhe:

Nesta sexta-feira (26), o Governo do Estado e a empresa MPX Solar, realizam, às 18 horas, no município de Tauá, nos Inhamuns, a solenidade de início da obra da usina de energia solar.

A unidade, que será a maior do Hemisfério Sul e a primeira da América do Sul, terá capacidade, no primeiro momento, de gerar 1 MW de energia, potência que chegará a 5 MW já autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto-piloto receberá um investimento de R$ 12 milhões, com apoio do Governo do Estado, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de Tauá.

O Ceará é o único estado da Federação a possuir uma legislação exclusiva para a energia solar. A unidade será concluída até o final de 2010.

O primeiro módulo, onde as placas fotovoltaicas vão ser instaladas, terá uma área ocupada de dois hectares, porém o projeto total chega a 204 hectares.

No momento, a MPX está negociando a contratação de painéis fotovoltaicos e dos serviços de construção e montagem de equipamentos. A energia produzida em Tauá será vendida no mercado livre e ligada ao sistema elétrico brasileiro.

A cidade de Tauá foi escolhida para sediar a usina porque possui os melhores índices solares do Nordeste. O município esta localizado bem próximo à Linha do Equador, fator levado em consideração pelos técnicos da MPX para a escolha do local.

Além do baixo impacto ambiental e de manutenção e energia solar é viável em praticamente todo o território brasileiro, principalmente no Nordeste. A empresa MPX também é responsável para instalação da usina termelétrica do Pecém que tem inauguração prevista para 2011.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.