Foi divulgada, na quinta-feira, 26 de agosto, a lista das 100 primeiras cidades que serão conectadas à internet rápida, através do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) até o final de 2010.
Entre elas, estão cinco cidades do interior cearense: Barreira, Maranguape, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Russas.
O Nordeste é a região com o maior número de cidades atendidas, ao todo serão 58. Segundo o Governo, o valor cobrado pelo uso da internet rápida será de R$ 35,00 por mês, com a possibilidade de diminuição (se houver redução de impostos).
A velocidade mínima disponível será de 512 kbps. A previsão para 2011 é de que mais 1.063 cidades serão atendidas e até o final de 2014 o processo será concluído em todo o território nacional.
Entre os critérios para a definição das cidades estão a existência de redes de fibra ótica, a proximidade de até 50 km com os POPs (pontos de presença), municípios com menor densidade de banda larga e com menor Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), áreas urbanas pobres e densamente povoadas, além de áreas rurais e regiões remotas.