Na manhã desta quarta-feira, dia 09, no Plenário 13 de Maio, foi realizada a assinatura de convênio de cooperação técnico-científica e logística entre a Assembleia Legislativa do Ceará e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM).
O convênio tem o objetivo de promover uma parceria entre a Universidade do Parlamento Cearense e a Escola de Contas e Gestão do TCM, com a realização de um ciclo de cursos técnicos com os seguintes temas: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Controle Interno na Gestão Pública e Licitação.
Os cursos terão início no dia 28 de fevereiro e seguem até o mês de junho, tendo como público-alvo os servidores da Assembleia e de câmaras municipais. As aulas serão realizadas na sede do Poder Legislativo e nas salas de aula da Unipace. A previsão é capacitar três mil pessoas, com três turmas de 60 alunos por semana.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), ressaltou que é um desafio poder ocupar um espaço que não é atendido, o da carreira na gestão municipal, com “a preocupação de poder dotar e organizar a Universidade do Parlamento como universidade cooperativa. Nós temos um enorme prazer de iniciarmos um processo de cooperação técnica entre os dois órgãos, que na verdade dá apenas o primeiro passo”, afirmou o presidente, informando, ainda que há previsão de expandir a parceria.
A presidente da Unipace, deputada Patrícia Saboya (PDT), reafirmou o seu desejo de aproximar a Universidade da sociedade. “Nossa ideia é justamente que ela possa ser uma ferramenta a mais para a sociedade e para que nós possamos formar aqueles que trabalham no serviço público”, frisou. “Espero que seja apenas o começo de um grande trabalho”, finalizou a deputada.
O presidente do TCM, conselheiro Manuel Veras, informou que os cursos terão um custo baixo. Segundo ele, a intenção é agir na prevenção, evitando que funcionários cometam pequenas atecnias no momento da formulação da prestação de contas dos municípios cearenses.