Desde o fim da semana passada, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em dezenas de municípios. Somente na madrugada desta segunda-feira, dia 20, choveu em 74 cidades do Estado.
De acordo com os meteorologistas, não há nada além do normal. “Estamos na pós-estação chuvosa, que segue até o fim de julho. Nessa época, é comum haver eventos de chuva alternados com períodos de sol. O que forma estas nuvens é um sistema conhecido como Ondas de Leste, que é o principal sistema causador de chuvas nos estados do leste do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Este sistema se forma na costa africana e pode chegar ao Ceará, principalmente no litoral leste e na região jaguaribana”, explica o meteorologista Vinícius Oliveira.
A maior chuva registrada nesta madrugada ocorreu em Mucambo, na região da Ibiapaba, com 97 milímetros. Em Catarina, no Sertão Central, a chuva foi de 50mm e no município de Amontada, no Litoral Norte, a precipitação registrada foi de 45mm. Em Fortaleza, a chuva foi de apenas 0,6mm.
A previsão é que nesta terça-feira, dia 21, é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e áreas próximas. Nas demais regiões do Ceará, haverá variação entre céu parcialmente nublado e claro.
Em Quixadá, segundo a Fuceme, no último sábado choveu 10 milímetros na sede do município. Já no município de Quixeramobim o final de semana foi de muita chuva a Fuceme registrou 50 milímetros de chuva, somente no domingo, dia 19, foram 42 milímetros.