A partir desta segunda-feira, dia 20, o Ceará começa a cumprir a portaria 1.353 do Ministério da Saúde, que amplia a faixa etária para candidatos à doação de sangue. Já está disponível no site do Centro de Hemotalogia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, no endereço www.hemoce.ce.gov.br, o modelo do Termo de Consentimento.
O Termo deve ser assinado por pais e responsáveis de jovens de 16 e 17 anos, autorizando a doação de sangue. A coleta em doadores com menos de 18 anos começa nesta segunda-feira, dia 20, nas unidades de coleta do Hemoce.
Para fazer a doação, os jovens devem apresentar o Termo de Consentimento assinado, junto com cópia do documento de identidade do pai ou responsável, caso não esteja acompanhado.
A portaria do Ministério da Saúde estabelece diretrizes para o aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país e altera a faixa etária dos potenciais doadores, incluindo as faixas etárias de 16 e 17 anos e os idosos de até 68 anos.
A ampliação da faixa etária para doação de sangue é baseada em evidências científicas, comprovadas por estudos internacionais. Com a mudança, o Ministério da Saúde espera ampliar o volume de sangue coletado no Brasil, que atualmente chega a 3,5 milhões de bolsas por ano.
Mais informações:
Hemocentro Regional de QuixadáAv. Plácido Castelo, 1558 – Centro – Quixadá/Ce
Fone: (88) 3445.1006/3445.1010 – Fax: (88) 3445.1007
quixada@hemoce.ce.gov.br