Prefeitura de Quixadá contratou empresas envolvidas no esquema de Senador Pompeu

- por
  • Compartilhe:

Segundo uma reportagem do jornal O Povo, várias prefeituras do estado do Ceará, dentre elas a de Quixadá, estão sendo investigadas por já terem realizado transações com as empresas envolvidas no esquema do empresário Raimundo Morais Filho, o Moraizinho, que fraudava licitações.

Pelas informações do Portal da Transparência, as prefeituras contrataram os serviços destas empresas de 2006 até 2010. “Não vou dizer que estão no mesmo grau de comprometimento de Senador Pompeu, mas todas elas certamente serão alvo de investigação”, garantiu o promotor Luiz Alcântara, da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).

Ele prefere não estimar o valor do rombo deixado pelo grupo, afirmando que qualquer estimativa “é temerária”. Em Nova Russas, o prefeito Marcos Alberto Martins Torres (PSC) já foi preso. O prefeito de Senador Pompeu teve prisão preventiva decretada. Segundo Alcântara, as investigações constataram que é o mesmo grupo atuando em vários municípios, com o mesmo “modus operandi” para desviar dinheiro.

Esse é, portanto, só o “pequeno começo”. “Em todos os municípios em que o grupo do Raimundo Morais atuou existe o comprometimento de servidores e agentes políticos com o crime organizado”, disse. Agora, ele garante que o Ministério Público atuará “de forma incansável” para identificar os autores, beneficiários e representará pela prisão preventiva de todos.

Além disso, a Procuradoria buscará ressarcimento de tudo aquilo que foi desviado de todos os municípios.

Ele afirma que, uma vez decretados os mandados de prisão, é fundamental que os acusados sejam presos o mais rápido possível, para que não destruam as provas, para não ameaçarem nem constrangerem testemunhas e não continuem a desviar recursos públicos.

Tanto o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, como o atual, Rômulo Carneiro, estão sendo denunciados por vereadores de oposição, onde, segundo eles, houve desvios de recursos públicos nas duas gestões.

Os vereadores Pedro Baquit, Ci e Cesar Augusto informaram que na próxima segunda, dia 27, tem uma reunião com o procurador Luis Alcântara, da Procap, e com técnicos do TCM, onde eles irão mostrar com provas documentais alguns desses desvios que acontecem na administração do município.

O último escândalo envolvendo a prefeitura de Quixadá veio a tona através de uma reportagem da TV Monólitos onde a prefeitura comprou, e pagou, quase 200 mil reais por umas gaiolas de peixes que nunca existiram.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.