A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quarta-feira, dia 30, reunião extraordinária para debater os recentes casos da gripe H1N1 no município de Pedra Branca.
Até ontem, haviam sido confirmados 11 casos da doença e 284 pessoas notificadas. O debate foi provido pela Comissão de Seguridade Social e Saúde da Casa, a pedido do deputado Welington Landim (PSB). Ele questionou o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, a respeito do que está sendo feito para conter o surto da doença.
Arruda Bastos disse que está sendo reforçado o alerta na prevenção e no combate à doença, principalmente entre gestantes, idosos, portadores de patologias e menores. Também reforçou os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio da gripe, como o uso da etiqueta respiratória e a correta higienização das mãos.
A vice-prefeita de Pedra Branca, Maria Zélia Lins, afirmou que o trabalho de atendimento aos pacientes foi feito de maneira rápida e eficaz e que a atuação conjunta da equipe médica municipal com a estadual foi preponderante para debelar o surto da doença. “O grande diferencial do atendimento, foi a disponibilidade de acesso rápido aos medicamentos para os infectados”, salientou.
O deputado Antonio Carlos (PT) elogiou a ação efetiva do município na solução de problemas como este. Ele chamou atenção para que não se crie um clima de pânico nos moradores da cidade e nas regiões próximas. Sua opinião foi compartilhada pela deputada Mirian Sobreira (PSB).
Já o deputado Júlio César Filho (PTN) destacou que é importante tranquilizar e informar constantemente a população sobre o controle da doença, e sobre o atendimento aos pacientes.
Estiveram presentes ao encontro, os deputados Heitor Férrer (PDT), Bethrose (PRP), Antônio Granja (PSB), Lula Morais (PCdoB), Manoel Duca (PRB).