Deputados discutem surto da Gripe H1N1 em Pedra Branca

- por
  • Compartilhe:

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quarta-feira, dia 30, reunião extraordinária para debater os recentes casos da gripe H1N1 no município de Pedra Branca.

Até ontem, haviam sido confirmados 11 casos da doença e 284 pessoas notificadas. O debate foi provido pela Comissão de Seguridade Social e Saúde da Casa, a pedido do deputado Welington Landim (PSB). Ele questionou o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, a respeito do que está sendo feito para conter o surto da doença.

Arruda Bastos disse que está sendo reforçado o alerta na prevenção e no combate à doença, principalmente entre gestantes, idosos, portadores de patologias e menores. Também reforçou os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio da gripe, como o uso da etiqueta respiratória e a correta higienização das mãos.

A vice-prefeita de Pedra Branca, Maria Zélia Lins, afirmou que o trabalho de atendimento aos pacientes foi feito de maneira rápida e eficaz e que a atuação conjunta da equipe médica municipal com a estadual foi preponderante para debelar o surto da doença. “O grande diferencial do atendimento, foi a disponibilidade de acesso rápido aos medicamentos para os infectados”, salientou.

O deputado Antonio Carlos (PT) elogiou a ação efetiva do município na solução de problemas como este. Ele chamou atenção para que não se crie um clima de pânico nos moradores da cidade e nas regiões próximas. Sua opinião foi compartilhada pela deputada Mirian Sobreira (PSB).

Já o deputado Júlio César Filho (PTN) destacou que é importante tranquilizar e informar constantemente a população sobre o controle da doença, e sobre o atendimento aos pacientes.

Estiveram presentes ao encontro, os deputados Heitor Férrer (PDT), Bethrose (PRP), Antônio Granja (PSB), Lula Morais (PCdoB), Manoel Duca (PRB).




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.