Inúmeros acidentes já aconteceram ao soltar fogos de artifício, e nossa reportagem pode observar que muitos comércios de Quixadá comercializa fogos, e não é repassado nenhuma recomendação aos usuários de como manusear os explosivos.
Várias recomendações devem ser feitas pelas lojas vendedoras, e fogos do tipo (B) não podem ser vendidos para menores de 18 anos, como não existe fiscalização a venda é feita livremente sem nenhum impedimento.
Alguns cuidados: evitar o consumo de bebidas alcoólicas se for soltar fogos de artifícios, Outra dica é procurar locais abertos, longe de redes elétricas, residências e árvores para não interferir na trajetória dos fogos.
Com as festividades de final de ano aumenta em 80% as vendas nos estabelecimentos que dispõe da venda do produto, embora exista uma vasta variedade, o mais procurado no comercio é em embalagem de 12 rojões.
A maioria das vítimas que sofrem seqüelas com queimaduras causadas por fogos de artifício são crianças e em maior percentual com lesões graves, o que dificulta o tratamento. “Além da queimadura de terceiro grau.