A foto ao lado é do prédio da Estação Ferroviária do Distrito de Caio Prado, no município de Itapiúna. Um ponto de referência da antiga Cangaty, atual Caio Prado. Hoje, encontra-se num total estado de abandono e deterioração.
A população de Caio Prado demonstra preocupação com a situação, de abandono, do prédio pertencente ao acervo da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). Além da possibilidade de desmoronamento, reclamam da utilização do imóvel secular como um local de prostituição e consumo de drogas.
Em 2007, a Associação dos Amigos de Caio Prado requereu a cessão do imóvel à Secretaria do Patrimônio da União, com a ideia de assegurar a preservação, e destiná-la a atividades sociais, educativas e culturais. Se não houver agilidade na liberação, o imóvel poderá se transformar em ruínas.
Estação Ferroviária de Caio Prado, inaugurada no dia 08 de dezembro de 1.890 serviu muito à economia local. Ela gerava renda para muitos caiopradenses que, nas paradas de trens, vendiam comidas e muitos outros produtos aos passageiros das locomotivas que pelos trilhos da RFFSA, passavam quase que diariamente. E assim as movimentações aconteciam com o fluxo de pessoas naquele local de embarque e desembarque de passageiros.
“Contamos com o apoio irrestrito e incondicional de todos os filhos e amigos de Caio Prado, e, ao mesmo tempo conclamando para o engajamento nessa luta que é de todos nós! Esse patrimônio faz parte de nossa história e não pode desabar sob a óptica daqueles(nós), que podem fazer algo por esse ícone caiopradense” Disse Everardo Bezerra.
Leia, também, no site Itapiúna.com.
A MATÉRIA ACIMA PODE SER UTILIZADA PARA QUEM INTERESSAR! GOSTARIA QUE VISITASSE TAMBÉM NOSSA PÁGINA ONDE ESTÁ GUARDADA A HISTÓRIA DE NOSSA TERRA CAIO PRADO! REVISTA ONLINE DE CAIO PRADO http://www.revistaonlinedecaioprado.com.br e http://www.radiocaioprado.com.br
Grato!
Everardo Bezerra