Exposição “Viva o Cego Aderaldo” chega ao theatro José de Alencar

- por
  • Compartilhe:

Com o objetivo de dar maior notoriedade acerca da vida de um dos maiores cantadores e poetas nordestinos, entra em cartaz a exposição “Viva o Cego Aderaldo”, assinada pela artista Liara Leite.

De 1º a 08 de junho, as obras estarão nos jardins do Theatro José de Alencar, durante a realização do Cine Ceará. Cerca de 22 peças recriam passagens da vida de Aderaldo Ferreira de Araújo, que se tornou nacionalmente conhecido como Cego Aderaldo.

Liara Leite molda no barro com sensibilidade e arte, de uma forma nova e criativa, avançando em cima da herança deixada pelos mitos culturais. Apaixonada por culturas tradicionais do Nordeste, em suas exposições já abordou temas como o Padre Cícero, o Cangaço, o Bumba meu Boi e manifestações sertanejas. Considerada a maior ceramista do Estado, o interesse pelo mito Cego Aderaldo rendeu a reinvenção, no barro, da história desse ícone popular.

“Liara é uma artista que faz tudo com a paixão, e este sentimento é expresso na ‘aura’ que adquire cada peça modelada, durante dias e dias, no saber da natureza do barro e dos segredos do fogo, na construção da arte que, se tem muito de luz, mais ainda tem de sombras e de inconscientes”, comenta Rosemberg Cariry, cineasta e curador da exposição.

A exposição “Viva o Cego Aderaldo”, ao lado do documentário “Cego Aderaldo: O Cantador e o Mito”, de Rosemberg Cariry, que será exibido também no Theatro José de Alencar no dia 03 de junho, e os livros “Eu sou o Cego Aderaldo”, autobiografia do famoso cantador, e “Cego Aderaldo – O homem, o cantador e o mito”, também de Cariry, chegam para resgatar a história e ressignificar o mito do Cego Aderaldo, para que os cearenses e os brasileiros tenham viva a memória de um herói no qual possam se espelhar.

Sobre o Cego Aderaldo, por Rosemberg Cariry:

“De todos os cantadores e repentistas do Nordeste brasileiro, em todos os tempos, nenhum gozou da fama e do prestígio de Aderaldo Ferreira de Araújo, o popular Cego Aderaldo. A história desse homem, poeta, trovador, músico, projecionista de filmes, empresário, negociante, cantador e apologista dos cantadores nos grandes centros urbanos, cuja beleza da voz, inteligência e a agilidade no improviso de versos, nunca encontraram desafiantes à altura, é testemunho comovente da superação das contingências da vida e dos limites sociais impostos pela pobreza; um luminoso exemplo da grandeza humana.”

“A fama do Cego Aderaldo iria encontrar eco em todo o Norte/Nordeste e se ampliaria no Sudeste do País, com a divulgação dos jornais, rádios e televisão das suas cantorias em ambientes intelectuais, nas muitas viagens que realizou, em companhia do jornalista, poeta e cantador Rogaciano Leite, a partir de 1949. A imprensa alimenta o mito do Cego Aderaldo, como a ‘lenda viva’ do sertão e o maior de todos os cantadores.”

Maiores Informações:

Exposição “Viva o Cego Aderaldo”, por Liara Leite
Período: De 1º a 08 de junho
Local: Theatro José de Alencar
Entrada gratuita.

Exibição hors concours do documentário “Cego Aderaldo: O Cantador e o Mito”, de Rosemberg Cariry
Dia: 03 de junho
Local: Theatro José de Alencar
Horário: 20h30
Entrada gratuita.
Informações: 3244.6944




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.