Analista vê ameaça do PSB ultrapassar PT nas capitais

- por
  • Compartilhe:

Uma análise política do jornalista Fernando Rodrigues, publicada, em seu blog, nesta terça-feira, dia 18, traça o perfil do desempenho dos candidatos a prefeito em 22 capitais brasileiras e avalia os desdobramentos do conflito entre PT PSB que medem forças nas eleições municipais com olhos voltados a 2014.

A leitura do colunista do Jornal Folha de São Paulo mostra que, a pouco mais de duas semanas do primeiro turno da eleição, os socialistas podem dobrar o número de prefeitos em capitais.

Se prevalecer essa tendência, o PSB, sob o comando do seu presidente e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ultrapassará o PT de Luis Inácio Lula da Silva e engrossorá o cangote na corrida presidencial de 2014.

A cidade de Fortaleza, com o conflito entre PT (Luizianne Lins\Elmano de Freitas) e PSB (Governador Cid Gomes/Roberto Cláudio), está, também, na análise do colunista Fernando Rodrigues.

O rompimento com o PT em algumas disputas municipais relevantes deu ao PSB mais competitividade. Nas capitais de Estado isso fica bem visível conforme indica levantamento do Blog com as pesquisas eleitorais mais recentes.

A sigla de Eduardo Campos, governador de Pernambuco e possível candidato a presidente em 2014 ou em 2018, controla hoje só 3 das 26 capitais (Belo Horizonte, Curitiba e Boa Vista), mas poderá dobrar esse nº após as eleições deste ano de 2012. Isso só é possível porque os socialistas decidiram enfrentar o PT.

Os partidos são adversários em todas as capitais em que o PSB está no páreo. Foram consideradas no levantamento só as 22 capitais para as quais estavam disponíveis pesquisas realizadas no mês de setembro (até a manhã desta 3ª feira, 18.set.2012).

Dos 6 candidatos competitivos do PSB, 3 estão em 1º lugar nas pesquisas –petistas ocupam o 2º lugar. Os outros 3 socialistas competitivos concorrem com petistas por 1 vaga no segundo turno.

Em BH, o líder é Márcio Lacerda (PSB) e o 2º é Patrus Ananias (PT). No Recife, Geraldo Júlio (PSB) está à frente de Humberto Costa (PT). Em Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) está em 1º, mas empatado com o 2º, Lúdio Cabral (PT).

Em Curitiba, Luciano Ducci (PSB) tem disputado vaga no segundo turno com outros 2 candidatos. Um é Ratinho Jr. (PSC). O outro é o candidato apoiado pelo PT, Gustavo Fruet (PDT).

Em Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB) concorre com Elmano Freitas (PT) –estão tecnicamente empatados em 2º lugar. Se as pesquisas estiverem corretas, 1 deles enfrentará Moroni Torgan (DEM) na segunda etapa.

O mesmo ocorre em Porto Velho: Mauro Nazif (PSB) e Fátima Fátima Cleide (PT) estão tecnicamente empatados e têm chances de ir para o 2º turno contra o 1º colocado, Lindomar Garçon (PV).

 

Fonte: Ceará Agora




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.