O governador Cid Gomes conversou por quase uma hora e meia com internautas na tarde desta quarta-feira (24), por meio de twitcam. As perguntas foram feitas por usuários do Twitter e envolveram temas como infraestrutura, transporte, educação, turismo e ações de combate aos efeitos da estiagem. Mais de 400 pessoas acompanharam a transmissão, feita diretamente do gabinete do Governador, no Palácio da Abolição. Durante a interação, o link @cidfgomes ultrapassou os 30 mil seguidores no Twitter.
Um dos temas mais discutidos foi o abastecimento d’água no Estado, envolvendo obras de combate à seca. Segundo o Governador, estão sendo tomadas medidas tanto estruturantes, como emergenciais. “Estamos construindo e planejando diversas adutoras de caráter emergencial e permanente pelo Estado, como em Canindé, Beberibe, Tauá e Milhã”, afirmou. O Ceará é o estado que mais fez investimentos em recursos hídricos, com capacidade de 18 bilhões de m³ de água. Dentre eles o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que vai distribuir as águas do São Francisco para o leste do Estado, até o Cariri Ocidental. “É uma obra que vai passar por mais três governos, mas que vai garantir a segurança hídrica no Ceará em 30 anos”, concluiu. O Governador citou ainda as obras do PAC Estiagem, como a construção dos açudes Jucá e Fronteiras.
Cid Gomes informou também que as obras da linha Parangaba-Mucuripe, do Metrô de Fortaleza, devem ser concluídas até maio de 2014. Serão 22 bairros beneficiados, e mais de 100 mil pessoas quando em pleno funcionamento. Segundo ele, “será usada a linha de carga já existente. Infelizmente, a faixa de domínio foi invadida anteriormente, mas estamos fazendo o possível pra mudar o projeto e retirar o mínimo de casas possíveis. As que forem necessárias, serão todas indenizadas e realocadas. Estamos vendo também a possibilidade da realocação para áreas mais próximas”. Cid Gomes destacou também o apoio às obras do viaduto na avenida Engenheiro Júnior para a melhoria do fluxo de trânsito na Capital e comentou também sobre a área rodoviária e educação.
Fonte: Blog do Roberto Moreira