Quixadaenses começaram a sentir falta d’água nas torneiras durante este fim de semana, e muitos se perguntam o que aconteceu.
Ocorre que na última sexta-feira, 17, um flutuante, espécie de balsa que sustenta quatro super motores de bombear água, afundou no açude Pedra Branca. Junto com o flutuante, claro, afundaram também os quatro motores.
Visto que cada motor pesa, em média, cerca de duas toneladas, o trabalho para retirá-los do fundo do açude é, deveras, monumental.
O trabalho para retirar os motores do fundo do açude tem sido realizado aos poucos, e necessita de pessoas especializadas na atividade. As peças dos motores precisam ser desmontadas uma a uma, visto ser inviável trazer de volta os motores inteiros. A CAGECE tem cogitado solicitar apoio dos Bombeiros, mas ainda não decidiu isto.
Até que o trabalho termine, um motor foi colocado para funcionar nas margens do açude e deverá abastecer o município de Quixadá até que os trabalhos de recuperação dos equipamentos termine. Nenhuma previsão para a conclusão dos trabalhos foi dada pela CAGECE.
*Foto acima meramente ilustrativa