A memória é essencial
A memória é definitivamente essencial para uma vida saudável e feliz. Imagine como seria, por exemplo, se a cada novo dia você esquecesse tudo o que aconteceu no dia anterior? Seria um pesadelo, não é mesmo?
A memória também é muito importante para o eleitorado. Infelizmente, porém, conforme a experiência brasileira mostra, os eleitores esquecem dados e fatos relevantes com enorme facilidade.
Esse esquecimento do eleitorado contribui para a criação das condições ideais para a praga da corrupção, aquelas condições que permitem que políticos inescrupulosos continuem atuando.
De fato, alguns deles, depois que exercem seus mandatos, continuam frequentando as salas da justiça por muitos anos para darem explicações sobre a própria conduta. Apesar disto, não é raro que os mais escabrosos escândalos sejam simplesmente esquecidos.
E se fosse diferente?
Mas, imagine, por um instante, que a memória do eleitorado fosse perfeita e que ele não se deixasse ludibriar por conversas bem articuladas, ou mesmo pelo carisma natural dos políticos carreiristas. Se este fosse o caso, quais políticos o eleitorado evitaria em Quixadá, e por quais motivos?
Comente!
Você pode comentar na caixa de comentários no final desta matéria ou em qualquer espaço para comentários nas redes sociais onde o link desta página tenha sido compartilhado.