Solonópole é um município localizado no sertão central cearense, e conta com aproximadamente 20.000 habitantes.
O município completa 145 anos de emancipação política, e a prefeitura divulgou uma programação para comemorar o aniversário da cidade.
Nesta quarta-feira, 21, a prefeitura programou, a partir das 20 horas, o desfile para a escolha da rainha do município e apresentação de bandas de forró.
História
Originalmente denominada Cachoeira do Riacho do Sangue, em virtude da existência de uma queda de água no leito do Riacho do Sangue e depois apenas Cachoeira.
Há mais de uma versão sobre o nome Riacho do Sangue, e uma delas é a luta entre duas famílias pelo domínio da terra, tingindo de sangue as águas do rio, nas proximidades do lugar chamado Alto da Batalha, abaixo da cidade, ainda existente; a outra é de uma luta entre índios, no lugar chamado Logradouro.
Em 30 de dezembro de 1943, através do Decreto n° 1.114, passou a se denominar Solonópole, que significa Cidade de Solon em homenagem a Manoel Solon Rodrigues Pinheiro, advogado, jornalista e professor nascido no município.
Atualmente além da sede, Solonópole possui os seguintes distritos: Assunção, Cangati, Pasta, Prefeita Suely Pinheiro, São José de Solonópole.
As principais fontes de riquezas do município são principalmente a agricultura e a pecuária, com destaque para as culturas do algodão, milho, arroz, feijão, batata-doce e cana-de-açúcar. A pecuária é a atividade que mais contribui para a economia municipal.