Dois escritores quixadaenses são homenageados pela Assembleia Legislativa

- por
  • Compartilhe:
Quixadá - Politica

João Eudes Costa (1º a esquerda) recebe a homenagem no plenário da Assembleia

Os escritores João Eudes Costa e João Xavier de Holanda foram homenageados na noite desta terça-feira, 18, pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará durante uma sessão solene para celebrar o transcurso do Dia da Literatura Cearense.

O deputado Professor Teodoro (PSD) , autor da iniciativa, destacou a importância da arte literária para a trajetória da humanidade, considerada por ele “uma expressão do belo e do maravilhoso.” Para o parlamentar, “não se escreve literatura brasileira sem que o Ceará esteja presente em um maravilhoso pedestal”.

A data é celebrada no dia de nascimento da escritora e romancista quixadaense Rachel de Queiroz, um dos maiores nomes da literatura nacional e primeira mulher a conquistar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Quixadá - Politica 01

João Xavier de Holanda (2º a esquerda) recebendo sua homenagem.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) disse acreditar que o mundo poderia ser muito melhor se as novas gerações forem estimuladas a ler livros como Os Miseráveis, de Victor Hugo, se os Jovens também tiverem acesso à literatura de Rachel de Queiroz, descrevendo a seca no nosso estado, ou mesmo aos poemas de Castro Alves, que desafiava oligarquias e ideias da igreja, que defendiam a escravização dos negros no País.

O deputado fez a entrega de uma placa em homenagem póstuma ao radialista e jornalista Edilmar Norões, recebida por seu filho, jornalista Paulo César Norões.

Durante o evento, foram entregues 34 placas alusivas ao Dia da Literatura Cearense, entre os homenageados estavam o presidente da Associação da Nacional dos Escritores, Fabio de Sousa Coutinho e o presidente da Associação Cearense de Escritores, Francisco de Assis Clementino Ferreiro. Também foram homenageados escritores e professores, representantes de entidades como Academia Sobralense de Letras, Academia Quixadaense de Letras, Academia Quixeramobinenses de Letras, Academia Cearense de Retórica, Casa Juvenal Galeno, Confraria da Literatura, Sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú, entre outros que colaboram para o estímulo à criação literária e à leitura no Ceará.

Ausências sentidas durante o evento foram as dos parlamentares quixadaenses.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.