Nascido na capital cearense, Halder Gomes passou a infância em Senador Pompeu, no Sertão Central do Estado. A infância interiorana forneceu muitos dos elementos que ele, atualmente, usa ao trabalhar na direção de grandes filmes nacionais.
Responsável pela direção de Cine Holliúdy (2012), sucesso absoluto nos cinemas de todo o Brasil, Halder Gomes está em Quixadá para as gravações do filme O Shaolim do Sertão, que mistura arte marcial, drama e muita comédia.
Na manhã deste sábado (05), no Hotel Vale das Pedras, onde parte do elenco está hospedada, Gooldemberg Saraiva, do Monólitos Post, conversou com o cineasta.
Halder (pronuncia-se Rálder), conta que O Shaolim do Sertão será um marco para ele e, também, para atores como Edmilson Filho, o protagonista. “Com certeza é a maior produção cinematográfica de cinema no Ceará. Cine Holliúdy já quebrou todos os recordes de público no Ceará, conseguindo superar até mesmo o Titanic. Temos certeza que O Shaolim do Sertão será ainda mais impactante”, ele afirma. Garante que todos darão muitas risadas e, quase certamente, alguns serão levados ao choro, já que o filme é “emocionante”.
Provocado a explicar o motivo da escolha para o nome do filme, Halder diz que a personagem principal inspira-se nas lutas marciais chinesas, mas diz também, em bom cearencês: “É que vai ter muita peia, cangapé e voadora na pleura de tudo que é jeito”.
O cineasta disse que O Shaolim do Sertão apresentará Edmilson Filho em sua melhor forma, e garantiu que a atuação do brasileiro poderá legitimamente ser comparada à de feras como Jackie Chan, lenda das artes marciais do cinema chinês. Ressalta que a intimidade de Edmilson Filho com o taekwondo, estilo de luta marcial, ajuda bastante. (O próprio Halder é mestre de taekwondo.)
QUIXADÁ
Halder Gomes passou boa parte da conversa exaltando o potencial cinematográfico de Quixadá. Elogiou a estrutura hoteleira, necessária para acomodar grandes equipes, o acesso fácil a Fortaleza e, claro, as belíssimas paisagens que tanto favorecem as gravações. “Quixadá é um lugar incrível. Seus cenários são ideais para aquilo que temos em mente para o filme”, diz ele.
O cineasta lamenta apenas que todo este potencial cinematográfico da Terra dos Monólitos não receba todo o cuidado que merece.
O Shaolin do Sertão está previsto para o segundo semestre de 2016. O filme é produzido pela Globo Filmes, Telecine e Paramount Pictures, com distribuição da Downtown Filmes, além de contar com dinheiro estatal do Fundo Setorial do Audiovisual.
________
Por Gooldemberg Saraiva / Contato: (88) 9 9972-5179 bergsaraiva@gmail.com