O cineasta quixadaense Clébio Viriato Ribeiro recebeu, na noite desta segunda-feira, 18, junto com o elenco do filme “A Lenda do Gato Preto”, em Jacarta, na Indonésia, o Troféu de Ouro “World Human Rights Awards (WHRA) ” – Prêmio Mundial dos Direitos Humanos.
Em seu perfil numa rede social, Viriato comemorou logo após a premiação: “É noite do outro lado do mundo e o nosso filme #ALendadoGatoPreto já recebeu o troféu na cerimônia em Jacarta na Indonéisa. Viva o cinema cearense, viva o cinema brasileiro. Viva Kennedy Saldanha, Caio Quinderé e viva Fátima, a inspiração do filme, viva os Povos Ciganos do mundo inteiro, Vida Santa Sara Kaly. Viva Sidney Souto, Antonieta Noronha e Gladson Martins Jucá(in memória)”.
O filme
O filme é baseado em uma lenda urbana da cidade de Quixadá e aborda positivamente a temática cigana, povos que fazem parte de uma etnia muito discriminada no mundo inteiro, fator que também garantiu prêmio nas categorias platina e prata.
Rodado nas cidades de Quixadá e Maranguape, tem em seu elenco principal os atores Emiliano Queiroz, Elke Maravilha, Eduardo Dascar, Jane Azeredo, Katiana Monteiro, Alexandre Mandarino, Aurora Duarte e a estreante Cassia Roberta. Os atores Antonieta Noronha e Sidney Souto (ambos in memoriam) fazem parte do núcleo cigano.