Semana da Causa Animal oferta atendimento veterinário e outros serviços gratuitos em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Quixadá vive uma nova realidade desde que a atual gestão do município assumiu o Executivo quixadaense. A administração pública da maior cidade do Sertão Central tem cuidado de sua gente procurando atender a população sem esquecer os mínimos detalhes. Seja no Cipó dos Anjos, com a construção de um sistema de abastecimento de água que vai atender ao distrito, seja com a implantação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) para cuidar de pacientes afetados pelo novo coronavírus, por exemplo, sempre haverá uma equipe da prefeitura trabalhando. E durante toda esta semana, é a vez de dar uma atenção especial aos animaizinhos de estimação com a realização da Semana da Causa Animal, que neste mês acontece dos dias 4 a 6 de outubro, em homenagem a São Francisco de Assis, santo protetor dos animais.

A Semana da Causa Animal é um evento de fortalecimento das políticas públicas do bem-estar animal que está sendo realizada todos os meses pela Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA) em parceira com o Centro de Zoonoses do município. A ação oferta os serviços de atendimento veterinário, testagem de Leishmaniose, bazar, uma feira de adoção e vacinação antirrábica em diversos bairros da cidade, como explica a superintendente da AMMA, Mara Lopes. “Todo dia a gente tem que lembrar dessa causa e aqui a gente vem agregando a vacinação, o atendimento veterinário, a feirinha de adoação, pois há muitos animais procurando um lar. O evento se tornou mensal para atender a nossa população, a cada mês um bairro recebe o evento. Em agosto, por exemplo, foi realizado no Campo Novo, ontem no Alto São Francisco e, hoje, novamente, estamos no Centro. Já amanhã estaremos, a partir das 8h, na escola Marisa Letícia, no Residencial Rachel de Queiroz”, disse.

Nessa segunda-feira (4), a abertura da Causa Animal do mês aconteceu na pracinha do bairro Alto São Francisco e contou com a intensa procura do público que buscou cuidar de seu animalzinho.  Com o trabalho de uma equipe formada por 10 profissionais, foram realizadas, somente no primeiro dia da ação, mais de 100 vacinações e oitenta atendimentos veterinários pela Prefeitura de Quixadá em parceria com alunos do curso de veterinária da Faculdade Cisne e apoio de empresas da cidade.

Adoção

Um dos serviços mais procurados pelo público durante a realização da Semana da Causa Animal tem sido o de adoção de um animalzinho. O assunto é tratado com muita seriedade pela equipe da AMMA, que tem o controle através da assinatura de um termo de adoção e acompanhamento do trato dado ao gatinho ou cachorrinho pelo dono. “A gente se preocupa demais e faz todo um aparato de acompanhamento, pois o processo deve ser de guarda responsável. Este serviço tem possibilitado a adoção, em média, de oito a 10 animais por evento. Então, a ideia é passar para um lar em que eles recebam amor, carinho e proteção. No acompanhamento a gente analisa a questão da adaptação do animal e gerencia a desistência da adoção. Ai, neste caso, nós o recolhemos imediatamente o animal”, comentou Mara Lopes.

Ainda sobre a Semana da Causa Animal vale destacar que o evento conta com a parceria da empresa da Casa do Campo, que doa ração para alimentação dos animais que estão no serviço de adoção, bem como de animais abandonados. Já a Granja Abrigo, RN Britagem e Feliana Alimentos dão apoio no serviço de castração e a Faculdade Cisne oferta os serviços de estagiários e veterinários. A superintendente da AMMA reconhece o papel socioambiental prestado por estas empresas, bem como o empenho do prefeito Ricardo Silveira com a causa animal. “A gente chama as empresas para esta responsabilidade e temos conseguido a ajuda da Granja Abrigo, da Casa do Campo, RN Britagem e Feliana Alimentos que sempre nos apoiam nos eventos. Além delas, eu também sou muito grata pela atenção dado pelo prefeito Ricardo Silveira e pela primeira-dama têm abraçado a causa animal no nosso município e participado das nossas ações. Ricardo sempre incentiva e busca saber como está sendo os serviços. Ele colocou AMMA para fortalecer essa política e eu acho que com este apoio, em um curto prazo, teremos resultados positivos na busca por novos parceiros”, finalizou Mara Lopes.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Parabens pela iniciativa de todos em cuidar dos animais.
    Quando vcs estarão aqui no Renascer?

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.