Hospital Regional do Sertão Central conquista selo nacional de qualidade no tratamento de AVC

- por
  • Compartilhe:

Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu o Selo Diamante do ESO Angels Awards, um programa internacional que mapeia, reconhece e certifica os melhores hospitais do mundo destinados ao tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A iniciativa surgiu em 2018 e, desde então, o HRSC já foi certificado 18 vezes.

A certificação tem diferentes níveis e ocorre trimestralmente, com base nos indicadores das unidades que concorrem ao selo, inseridos na plataforma RES-Q (Registry of Stroke Care Quality), que reúne dados de todos os hospitais que tratam pacientes com AVC. O HRSC já obteve dois selos Ouro, 11 selos Platina e cinco selos Diamante, o maior dos três diferentes níveis, incluindo o mais recente recebido.

Conhecida como Prêmio Angels, a avaliação é oferecida na América Latina pela Sociedade Iberoamericana de Doenças Cerebrovasculares em colaboração com a Organização Mundial do AVC. Mara Cibelly, enfermeira e coordenadora das unidades de AVC Agudo e Subagudo do HRSC, enfatiza a dedicação da equipe como resultado das certificações. “Enquanto unidade de AVC, é um grande desafio manter essa certificação, ainda mais estando entre os hospitais mais premiados do Brasil! Isso é resultado de todo um trabalho em equipe, tanto da assistência como apoio, que fazem o melhor aos nossos usuários”, diz.

O sucesso no atendimento e tratamento dos pacientes acometidos por AVC no HRSC tem despertado a atenção dos certificadores. Segundo Mara, eles formalizaram o desejo de conhecer, in loco, os métodos que têm garantido ao HRSC a excelência máxima, depois que o Hospital construído em Quixeramobim se tornou um dos que mais recebem selos Angels no Brasil.

Unidade de AVC do HRSC já realizou mais de 3.200 atendimentos

Desde que passou a oferecer assistência aos mais de 600 mil habitantes dos 18 municípios do Sertão Central, a unidade de AVC do HRSC já realizou mais de 3.200 atendimentos. O Hospital tem desenvolvido métodos pioneiros, como o uso de videogame para reabilitar pacientes, e consegue aplicar a medicação para evitar a formação de trombos no cérebro em até 20 minutos, contados a partir do momento que o paciente chega na unidade. A média mundial recomendada é de uma hora.

Para o diretor-geral do HRSC, Cristiano Rabelo, os selos são uma prova tangível do compromisso do hospital com um atendimento de qualidade e o alinhamento permanente com o conceito de regionalização em saúde. “Essas 18 certificações são o fruto desse esforço conjunto e representam uma excelência que oferece valor aos nossos pacientes. Além disso, eles ressaltam a visão de regionalização em saúde promovida pelo Governo do Estado, por meio da Sesa, e que nós seguimos. Estamos alinhados com essa visão, levando serviços a toda região e garantindo acesso equitativo e justo”, garante o diretor.

Iniciativa Angels

O Programa Angels é uma iniciativa internacional que busca qualificar os centros de acidente vascular cerebral (AVC). Na rede Sesa, estão certificados os Hospitais Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim; Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte; Regional Norte, em Sobral; e o Geral de Fortaleza (HGF).




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.