Quixadá comemora 40 anos da Estátua de Cego Aderaldo

- por
  • Compartilhe:

Com apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Cultura/Fundação Cultural, a Associação Cego Aderaldo de Arte e Cultura, celebrará no próximo dia 29 de junho os 40 anos da inauguração da Estátua de Cego Aderaldo, localizada na Rodoviária da cidade. As comemorações integram a programação do 33° Festival Cego Aderaldo de Repentistas e Violeiros do Sertão Central.

Cego Aderaldo, uma das figuras mais emblemáticas da Cultura Popular Brasileira, é lembrado por sua maestria na arte da poesia e do repente. Sua contribuição para a cultura da viola e para a identidade cultural do Sertão é inestimável. A estátua, que este ano completa 40 anos, é uma justa homenagem a este grande poeta. Em um patamar elevado, a obra de arte destaca a elegância de Cego Aderaldo segurando seu inseparável violão, perpetuando sua memória e inspirando novas gerações.

O Festival Cego Aderaldo de Repentistas e Violeiros é um dos eventos mais tradicionais e importantes do sertão cearense. Resgatando e promovendo a cultura da viola, o festival é fundamental para a preservação de nossa identidade cultural. Este ano, o festival trará grandes nomes da Cultura da Viola, como Ivanildo Vila Nova, Guilherme Calixto, Antônio João Célio, Jorge Macedo, Chagas Bezerra, Rouxinol da Paraíba, Rubens Ferreira, Ari Teixeira, e os emboladores Ponto Grande e Marreco. Destaque para a dupla feminina Lucinha Saraiva e Minervina, de Pernambuco.

Idealizado pelo poeta e repentista Guilherme Calixto, o Festival celebra a rica tradição dos violeiros e repentistas do Sertão Central, oferecendo ao público um espetáculo de talento e cultura.

As comemorações ocorrerão no dia 29 de junho, a partir das 19h, na Rodoviária de Quixadá, ao lado da Estátua de Cego Aderaldo. Este evento é uma oportunidade única para prestigiar a arte do repente, homenagear Cego Aderaldo e celebrar a vibrante cultura da viola.

O evento conta ainda com apoio do SESC e da Casa de Saberes Cego Aderaldo




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.