Fim de semana deverá ser de chuvas isoladas em algumas regiões do estado, aponta Funceme

- por
  • Compartilhe:

O início do fim de semana no Ceará chega com condições para chuvas isoladas no litoral e no centro-sul do estado. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a presença de um cavado no leste da região Nordeste favorece a formação de áreas de instabilidades e, por consequência, precipitações.

Ainda nesta sexta (14), a Funceme  aponta condições favoráveis para registros mais generalizados na faixa litorânea até o período da tarde, ou seja, reduzindo à noite.

Já para o sábado (15), há possibilidade de chuva fraca e isolada para o litoral entre madrugada e manhã. Para Jaguaribana, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns, as precipitações deverão cair entre tarde e noite, quando o Litoral de Fortaleza também poderá ter chances de chuva.

Por fim, no domingo (16), a expectativa da Funceme, neste momento, é de novos registros na porção mais leste do estado, incluindo o Litoral de Fortaleza. Porém, reforça-se que a previsão é de chuvas isoladas e de intensidade relativamente baixa.

Além do cavado, que é uma região alongada de baixa pressão em superfície que favorece a instabilidade do ar e a formação de nuvens, efeitos locais como atuação do sistema de brisa, calor, umidade e interação dos ventos com o relevo, também podem contribuir para as chuvas previstas.

Temperatura e vento

Apesar das chuvas pontuais, as máximas deverão seguir em torno dos 35ºC na Jaguaribana e no Cariri. Por outro lado, nas regiões de serra do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba, Maciço de Baturité e Cariri, a temperatura mínima prevista pode chegar a 16°C. Em Fortaleza estão previstos valores entre 22°C e 32°C.

Em relação ao vento, a direção predominante é de sudeste, com velocidade máxima prevista de 50 km/h para regiões de serra e 40 km/h para a faixa litorânea.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.