Pelo segundo ano consecutivo, o Curso de Nutrição da UniCatólica participou, a convite da Prefeitura de Quixadá, da Caravana Nutrir, uma iniciativa que leva educação alimentar e nutricional às comunidades atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Nos dias 13 e 14 de agosto, os alunos de Nutrição participaram ativamente das visitas ao CRAS Campo Novo e CRAS Bruna Queiroz, onde conduziram atividades que incentivam hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
Uma das atividades principais foi o “Semáforo de Alimentos”, que ensina as crianças a identificar quais alimentos devem ser consumidos com mais frequência e quais precisam ser evitados . Além disso, houve a degustação de frutas, permitindo que as crianças experimentassem novos sabores e entendessem a importância de ter hábitos saudáveis e consumir alimentos naturais. “As crianças dos CRAS foram muito cooperativas e empolgadas com as atividades que propomos. Elas se dispuseram a experimentar sabores novos e a aprender sobre alimentação saudável”, relata Karolyne Araújo, aluna do 4º semestre do curso de Nutrição da UniCatólica.
Para a coordenadora do curso de Nutrição da UniCatólica, Profa. Maressa Barbosa, a participação no projeto é uma oportunidade valiosa para os alunos aplicarem seus conhecimentos em situações reais. “As atividades realizadas não apenas ensinam hábitos saudáveis às crianças, mas também enriquecem a formação prática de nossos estudantes”, explica a professora, destacando a importância da união entre o conhecimento acadêmico e a responsabilidade social.
Karolyne complementa fala sobre a importância de participar de ações como essa: “Apesar do pouco tempo que tivemos com as crianças, tivemos momentos regados com muito afeto e interação, pontos essenciais para confiança e experiência da alimentação. Assim como eu, percebo que também os meus colegas ao saírem de lá tiveram a sensação de terem plantado uma pequena sementinha da alimentação saudável que se bem cultivada pode gerar muitos frutos na vida adulta deles”.
Além de promover a saúde, a Caravana Nutrir fortalece a integração entre a universidade e a comunidade local. A iniciativa não só impacta positivamente a formação dos alunos, mas também contribui significativamente para a qualidade de vida dos participantes, promovendo bem-estar e hábitos saudáveis nas novas gerações de Quixadá.