Será loucura se os comerciantes de Quixadá não atenderem ao chamado para ato simbólico de protesto

- por
  • Compartilhe:

f298ded17414bc0113bd44e37ffd3d41Segunda-feira, dia 04 de julho, às 10 horas. Neste dia e horário, o Estado do Ceará poderá testemunhar um ato simbólico de protesto de forte impacto e profundo significado. Todos os comerciantes e demais cidadãos de Quixadá estão sendo convocados a fechar as portas dos seus estabelecimentos e casas por cinco minutos. A cidade está sendo convocada a parar completamente no momento do ato.

O convite para o feito veio do filho enlutado de um defensor da paz, da cidadania e da segurança pública, o Sargento Guanabara, morto em combate contra um bando fortemente armado, em Quixadá. Apesar do convite para o protesto ter sido feito à sociedade quixadaense, seria interessante e bem mais impactante que outras cidades cearenses demonstrassem solidariedade e adotassem a mesma postura. Importante, também, que a mídia estadual tivesse interesse em cobrir o ato.

POR QUE TODOS PRECISAM PARTICIPAR?

Primeiro, será uma forma de honrar e demonstrar nosso respeito pelos que tombaram sem vida na defesa da nossa vida. Será, também, uma maneira de demonstrar nossa solidariedade com as famílias enlutadas, com aqueles que perderam pais, irmãos, filhos, maridos, amigos, na luta incansável, desproporcional – e por isto mesmo heroica -, contra o crime. Será uma forma de nos posicionar e de afirmar que estamos no lado certo da batalha.

Segundo, porque será um ato pacífico, simples, porém impactante e de profundo significado.

Os comerciantes de Quixadá estão sempre apreensivos e preocupados com a onda de insegurança que paira sobre a cidade. Toda semana temos notícias de estabelecimentos assaltados, invadidos durante as madrugadas e de muito prejuízo para os empreendedores. Fechar todas as portas dos estabelecimentos por cinco minutos, no mesmo horário, será um recado dado ao Estado acerca da situação crítica pela qual Quixadá passa.

Será, também, uma forma de dizer que, se nada for feito com urgência por Quixadá, nós fecharemos nossas portas para toda a hipocrisia política que se investe contra nós. Será, assim, uma demonstração da nossa força e uma afirmação da nossa cidadania e dignidade.

SERÁ LOUCURA NÃO ADERIR AO PROTESTO

Será, no fundo, uma loucura não atender ao chamado para o ato de protesto. Quem estiver visitando Quixadá no momento nunca mais vai esquecer do que viu. O recado será dado a todo o Estado. Estamos precisando de ajuda. Nossa liberdade e modo de vida estão ameaçados pelo crime e, infelizmente, nossas linhas normais de defesa estão fraquejando, dando uma resposta insuficiente, mostrando-se ausentes, e precisam acordar para a realidade e fazer alguma coisa a respeito.

Portanto, segunda-feira, dia 04 de julho, às 10 horas, feche as portas do seu estabelecimento por apenas cinco minutos. Fotografe seu ato. Compartilhe-o nas redes sociais com o seu pedido e indignação. Às vezes, é com um gesto de união deste tipo que começamos a mudar algumas coisas.

OS EDITORES

_______




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.